Google começa a excluir contas inativas a partir desta sexta (1º)
Quem tiver uma conta Google esquecida por cerca de 24 meses terá de fazer login e algumas atividades se quiser segurar o perfilBy - Igor Shimabukuro, 28 novembro 2023 às 13:34
Atenção: quem tiver uma conta Google esquecida por algum tempo deverá fazer login o quanto antes. Isso porque, a partir dessa sexta-feira (1º), a big tech vai começar a excluir perfis inativos nos últimos dois anos.
A política anterior, estipulada em 2020, determinava que contas intactas por 24 meses sofreriam uma limpa de dados armazenados. Mas em maio desse ano, a exclusão de contas foi anunciada para essas contas “esquecidas”.
Segundo a empresa, a alteração das políticas foi motivada por questões de segurança, uma vez que contas antigas e não utilizadas têm maior possibilidade de serem comprometidas.
“Contas esquecidas ou desacompanhadas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança por parte do usuário”, escreveu a vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Ruth Kricheli, no blog da empresa.
Justiça seja feita, a big tech não vai simplesmente excluir todas as contas de uma vez. Mas a partir desta sexta, a abordagem em fases vai tratar de lembrar usuários que não mexem em perfis antigos e não usados nos últimos anos.
E se todos os lembretes forem ignorados, a conta poderá, enfim, ser excluída.
Como evitar a exclusão de sua conta Google antiga
Quem estiver enquadrado nesse grupo e não quer perder o acesso, a primeira ação deverá fazer um simples login na conta. Mas como precaução nunca é demais, recomenda-se também ler e-mails, assistir a um vídeo no YouTube e realizar outras atividades para não correr o risco de sofrer com dados excluídos.
E não menos importante: certifique-se de que o e-mail de recuperação está atualizado. Até porque será neste endereço — além da conta principal, é claro — que a big tech também vai alertar sobre contas inativas.
Via: The Verge
Comentários