Até que enfim! Steam finalmente traz suporte aos controles do PlayStation
Já era possível usar o DualShock 4 e o DualSense com a Steam (na “gambiarra”), mas nova atualização reconhece API do PlayStation oficialmenteBy - Rafael Arbulu, 22 novembro 2023 às 9:35
Em uma atualização com um novo patch, a Steam finalmente resolveu tomar vergonha na cara adicionar suporte oficial ao DualShock 4 e ao DualSense – respectivamente, os controles do PlayStation 4 e PlayStation 5.
Sim, a gente sabe: já era possível jogar com os controles oficiais da Sony por meio de “gambiarras”, mas agora, o suporte oficial da loja da Valve promete facilitar as coisas para quem curte jogar no PC, mas não dispõe ou não gosta do velho combo “teclado + mouse”.
Mais além, as notas do patch mencionam “suporte parcial ou integrado por parte dos desenvolvedores”, indicando que criadores de jogos que disponibilizam seus títulos na Steam poderão escolher se vão aceitar “mais ou menos”, aceitar toda a configuração ou “nem ferrando que a gente quer isso” sobre os controles do PlayStation.
E ainda mais além, usuários da loja poderão listar seus jogos na busca usando o suporte aos controles como filtro, encontrando apenas títulos que condizem com a compatibilidade dos joysticks. Finalmente, o mapeamento de botões especificamente para o DualShock 4 e o DualSense também foi listado na barra de navegação, para facilitar a vida dos usuários.
Ao ‘adotar’ o PlayStation, Steam tem a força de três plataformas em um só lugar
Com o suporte oficial aos controles da Sony, a Steam amplia a sua gama de possibilidades para jogadores em potencial: ao passo em que consoles contam com recursos exclusivos por plataforma, a loja de jogos da Valve Corporation consegue oferecer os mesmos jogos a todos os “istas”, e acomodar APIs de controles certamente deve aumentar um pouco o volume total de jogadores da empresa.
Isso porque, embora o “carro-chefe” dos jogos para PC ainda seja o teclado e o mouse, usuários mais casuais podem preferir a experiência do acessório em mãos ao invés de fazer toda a configuração manual pela qual é conhecida a gama de “heavy users” do PC. O fato desse suporte ser mais voltado ao “plug and play” – ou seja, basta conectar o controle e começar a jogar – também deve facilitar o aumento na contagem de jogadores dentro da Steam, sem falar no tempo dedicado à plataforma.
Isso dito, não é certo ainda que a Steam vá usar todos os recursos dos controles do PlayStation: tanto o DualShock 4 como o DualSense têm microfones embutidos, por exemplo, e a imagem acima não menciona esta parte específica dos aparelhos. Há também uma possibilidade de erro no mapeamento – no sentido de que um botão apertado no controle não resulte na ação esperada na tela. Ou seja: é bom manter o teclado e o mouse por perto, só por via das dúvidas…
Falando nisso, você viu a nossa lista de teclados mecânicos para ficar de olho nesta Black Friday?
Isso porque, segundo a própria Valve já admitiu no passado, a API do PlayStation é mais difícil de se trabalhar se comparada à concorrente Microsoft: os controles do Xbox já contam com suporte nativo para o Windows – convenhamos, ambos vêm da mesma empresa (e, historicamente, o sistema de todo console Xbox é uma versão adaptada do Windows) – então a ação de usar um controle dele na Steam é facilitada.
No caso da Sony, há recursos proprietários da fabricante japonesa a serem considerados, o que tende a dificultar a criação de um mecanismo de relacionamento entre os controles dela e o PC – antigamente, apps como o DS4Windows preenchiam essa lacuna, mas mesmo eles não ofereciam toda a gama de possibilidades (e o app mencionado não tem atualização de suporte há uns bons 6 ou 7 anos, o que amplia riscos de segurança, convenhamos).
Agora, com a Valve “bancando” esse suporte, não só você ganha mais uma gama de dispositivos a serem usados dentro da Steam, como o suporte pode ser continuado e aprimorado. Então, pode bem ser que a função que você não vê hoje no uso dos controles do PlayStation no PC apareça em atualizações futuras.
Comentários