Na quinta-feira (16) passada, a IBM suspendeu seus anúncios no X (antigo Twitter) alegando que a publicidade da marca foi colocada ao lado de conteúdo pró-nazista na plataforma. A empresa só ficou sabendo do ocorrido graças a um grupo de vigilância sem fins lucrativos, o Media Matters, que informou que os anúncios de diversas gigantes da tecnologia estavam aparecendo ao lado de publicações fazendo apologia ao nazismo e promovendo Adolf Hitler.

Não demorou para outras marcas seguiram os mesmos passos. No fim de semana, Apple, Disney, Lionsgate, Warner Brothers Discovery e a Paramount Global também suspenderam seus anúncios na plataforma. Desta vez, segundo o The New York Times, porque Elon Musk, dono do X, expressou acordo publicamente com uma conta que promove uma teoria da conspiração anti-semita.

Êxodo das big techs do X

Logo após o primeiro caso notório, o da IBM, um porta-voz do X disse que as publicações identificadas pelo Media Matters não eram mais monetizáveis e que “o sistema [do X] não estava colocando intencionalmente uma marca ao lado desse tipo de conteúdo”. Linda Yaccarino, a CEO da empresa, também se pronunciou e disse que sempre foi extremamente clara sobre os esforços para combater o anti-semitismo e a discriminação na rede social.

Apple

Imagem: Jack Hong/shutterstock.com

Não foi suficiente. Muitas big techs já tiraram seus anúncios do X – tanto pelo relatório alarmante da Media Matter quanto pela atitude de Musk.

Via: Axios

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