Depois de muitas idas e vindas, provocações e respostas azedas, a Apple finalmente cedeu: em um anúncio meio “de surpresa” (via Bloomberg), a fabricante do iPhone assegurou que o padrão RCS de mensagens de texto – aquele usado no Android, mas não no iMessage – finalmente chegará ao iOS em algum momento de 2024.

E você aí duvidando quando dissemos que o iOS 18 seria a maior atualização do sistema operacional da Apple, não?

Mensagens RCS iPhone - Apple

Imagem: GizChina

O blog KaBuM! já falou sobre esse assunto algumas vezes no passado recente: essencialmente, o o sistema operacional do Google usa um protocolo conhecido como RCS (sigla em inglês para “Serviço de Comunicações Ricas”), baseado na tecnologia CDMA e com criptografia de ponta a ponta para a proteção da privacidade de seus usuários.

A Apple conta com o iMessage desde outubro de 2011, quando adotou o padrão para smartphones iOS. Superficialmente, o iMessage faz a mesma coisa que o RCS – ou seja, a troca de mensagens de texto entre dois dispositivos – e também conta com criptografia para proteção…mas apenas de iPhone para iPhone.

Em outras palavras: se você tem um iPhone e quer mandar uma mensagem para, digamos, sua mãe que usa um Android, o iMessage é desativado e a mensagem viaja pelo formato comum mais antigo, sem criptografia e podendo ser interceptado por hackers. Fora que, quando isso acontece, ainda há a cobrança de tarifas por parte de algumas operadoras.

Ah, e há que se considerar que, quando uma mensagem sai do Android para o iOS, o RCS também abre mão da criptografia para poder fazer a entrega.

Bom, não mais: no anúncio de hoje, a Apple disse, em termos nada incertos…

“O perfil universal RCS vai oferecer uma melhor experiência de  interoperabilidade se comparado ao SMS e o MMS. Isso funcionará em paralelo com o iMessage, que continuará sendo a melhor e mais segura opção para usuários de sistemas da Apple.”

Em outras palavras: se a conversa for de iPhone para iPhone, o iMessage segue sendo o padrão. Se a troca de mensagens envolver outro sistema operacional que não o iOS, então o padrão RCS toma conta.

A decisão da Apple, tão boa quanto possa ser, não é de todo bom grado: na Europa, a empresa vem tendo que abrir mão de diversas políticas proprietárias – o iPhone 15, por exemplo, foi lançado com suporte à conexão USB-C após derrota da “Maçã” no Velho Continente. A questão do iMessage era outra sendo “legalmente averiguada” por lá, então pode ser que a empresa esteja se antecipando a uma derrota.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários