O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a listagem definitiva com 16 inscrições aprovadas para o Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, no qual os participantes vão testar a segurança da urna eletrônica por cinco dias.

Os 8 participantes (individuais) e 8 equipes (grupos) selecionados vão executar 34 planos de testes nas urnas eletrônicas a partir de segunda-feira (27) no edifício-sede do TSE, em Brasília (DF).

O TPS terá duração de cinco dias, de 27 de novembro e até 1º de dezembro. No total, 40 pessoas devem passar o período no prédio do Tribunal.

TSE divulga lista definitiva com 16 inscrições para teste de segurança da urna eletrônica

Imagem: Antonio Augusto/secom/TSE

Este ano, por decisão do presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, todas as 16 inscrições selecionadas pela Comissão Reguladora foram acatadas. O limite para o total de inscritos, segundo o artigo 10 do edital do TPS, prevê a admissão de, no máximo, 15 inscrições individuais ou em grupo, totalizando 45 participantes na sala do evento.

No entanto, na escolha foi considerado que o número total de inscritos (40) não extrapolaria o limite de 45 pessoas, limite estipulado no edital e o integral cumprimento, pelos participantes, de todos os requisitos listados no documento.

Como funciona o teste da urna eletrônica

Durante o período de cinco dias, especialistas em Tecnologia da Informação externos à Justiça Eleitoral fazem avaliações de segurança e sugerem melhorias para aprimorar o equipamento, que são incorporadas pelo TSE antes do próximo pleito.

ANPD TSE LGPD

Imagem: Nelson Antoine/Shutterstock.com

Em outubro, os inscritos realizaram uma inspeção prévia do código-fonte da urna para subsidiar os planos de testes. Durante a semana do TPS, eles também poderão consultar o conjunto de comandos existentes no aparelho em computadores instalados no ambiente em que acontecerão os testes, no 3º andar do TSE.

No total, foram 85 pré-inscritos aprovados — 29 individuais e 56 divididos em 15 grupos.

Vale lembrar ainda que os testes das urnas serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial do Tribunal Superior Eleitoral via YouTube.

 

Via Convergência Digital

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários