O mensageiro com foco em privacidade Signal iniciou testes públicos para oferecer um recurso que permite aos usuários utilizarem o serviço de mensagens criptografadas sem ter que revelar seus respectivos números de telefone. Entre outras funcionalidades em andamento, o username (nome público de usuário) funciona como um apelido que substitui o número, permitindo que se inicie uma conversa ou possibilite convites para grupos no Signal sem que seja necessário informar o dado pessoal. A novidade, relevada na quinta-feira (8), foi anunciada pelo vice-presidente de engenharia do aplicativo em uma postagem no Mastodon.

O recurso de username, há muito aguardado por usuários do Signal, teve mais detalhes divulgados em uma página de comunidade do aplicativo, como testes públicos em andamento após testes internos com a nova funcionalidade. Basicamente, o nome de usuário público é semelhante ao já conhecido ‘username’ usado pelo concorrente Telegram, no qual é possível usar o recurso como identidade única para buscar ou interagir com outros usuários sem que necessite compartilhar o número de celular para isso.

Para testar a nova funcionalidade no Signal, que inclui criação de nome público de usuário, compartilhamento de link do nome público por código QR, ajustes para configurações de compartilhamento dos números de telefone, além de envios de convites individuais para grupos usando o nome público e número do telefone, é necessário instalar versões de compilação pré-beta.

Signal inicia testes com compartilhamento de nome público de usuário

Imagem: Signal Update Info

Para isso, o vice-presidente de engenharia do aplicativo Jim O’Leary explicou em algumas linhas como os testes funcionam. “Pense no ambiente de teste como um universo paralelo do Signal: você precisará instalar e executar uma nova compilação e registrar uma nova conta com um número de telefone (você pode usar o mesmo que está usando na produção)”, disse O’Leary.

“Qualquer pessoa com quem você queira falar na etapa precisa estar registrada na etapa também. Não temos garantias de tempo de atividade na fase de teste, e é provável que as notificações por push não funcionem tão bem, ou talvez nem funcionem, durante seus testes”, completou.

Signal inicia testes com compartilhamento de nome público de usuário

Imagem: Signal Update Info

Após o registro em uma conta teste, o usuário já pode acessar os novos recursos dessas compilações navegando até Configurações > Perfil e Configurações > Privacidade > Número de telefone.

“Os nomes de usuário são associados a um conjunto de dígitos e não são compartilhados em seu perfil. Cada nome de usuário tem um código QR exclusivo e um link que você pode compartilhar com seus amigos para iniciar um bate-papo com você”, informam os usuários ao configurar um novo nome de usuário. “Desative a descoberta do número de telefone em Configurações > Privacidade > Número de telefone > Quem pode encontrar meu número, para usar o nome de usuário como a principal forma de contato com você.”

Como testar as novas funcionalidades do Signal

No site da comunidade, o Signal oferece instaladores desktop para versões macOS e Windows; para aqueles que usam Linux, basta adicionar o repositório apt do Desktop Alpha e fazer a compilação signal-desktop-staging.

Os testes em dispositivos móveis também são possíveis. No Android, a obtenção das compilações de teste é feito por meio do Firebase. No iOS, embora uma compilação de teste não esteja disponível na App Store, os usuários do sistema operacional móvel da Apple podem criar o próprio aplicativo Signal-Staging para iOS usando o código-fonte mais recente do Signal-iOS.

Signal inicia testes com compartilhamento de nome público de usuário

Imagem: Michele Ursi/Shutterstock.com

“A execução de um desktop vinculado exige que você primeiro tenha se registrado com um dispositivo Android ou iOS no Staging”, adverte O’Leary.

“Gostaria de enfatizar que você não deve se apegar a nenhum dado nessas compilações de teste. Você está executando um material de pré-lançamento inicial e pode haver classes de bugs que podem acontecer, onde podemos corrigir algo no futuro e apenas dizer aos usuários existentes para reinstalar o aplicativo para voltar a um bom estado”, acrescentou Greyson Parrelli, desenvolvedor do Signal para Android.

Vale lembrar que a novidade em teste foi mencionada pela primeira vez há um ano pela presidente do Signal, Meredith Whittaker, no X (antigo Twitter).

“Estamos trabalhando em nomes de usuário, o que permitirá que as pessoas se comuniquem umas com as outras sem nunca compartilhar seu número de telefone”, acrescentou Whittaker em agosto deste ano. “Você ainda precisará de um número de telefone para o registro, mas poderá optar por não compartilhá-lo com alguém.”

 

Via BleepingComputer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários