YouTube inaugura novas ferramentas de IA generativa para interação com vídeos
Novos recursos permitem a criação de tópicos de discussão no YouTube, que também terá respostas a dúvidas sobre os vídeos assistidosBy - Rafael Arbulu, 7 novembro 2023 às 13:01
Desde a noite do último dia 6, o YouTube vem testando novas funções baseadas em inteligência artificial (IA) generativa. Alguns criadores já têm acesso ao material e já vem fuçando as novidades, que incluem a identificação e inserção automática de tópicos tratados no vídeo, além de respostas a perguntas de usuários dentro do conteúdo publicado.
Essencialmente, as novidades visam simplificar e sumarizar as interações entre usuários e criadores de conteúdo do YouTube, permitindo que eventuais questionamentos se percam em um volume muito alto de comentários que tratam de vários assuntos. O anúncio já foi feito na página de suporte do Google.
YouTube abraça a IA generativa de vez
Tópicos relacionados
A primeira grande novidade refere-se à IA generativa do Google identificar e separar o vídeo em tópicos de interesse. Tais tópicos são listados em uma aba dedicada ao lado do espaço geral de comentários, para que usuários consigam direcionar suas impressões e perguntas por assunto.
Com esse resumo, não apenas usuários terão uma experiência mais direcionada, mas criadores de conteúdo também poderão ter um feedback mais detalhado sobre o material que produzem, além de poder interagir com seus inscritos de forma mais inteligente.
Como todo produto em fase de testes, por ora a novidade está disponível apenas em inglês, e só para alguns usuários.
Respostas ‘conversacionais’ via IA
A exemplo do que você já faz com ferramentas como o ChatGPT, o YouTube também passará a contar com um recurso similar. Uma integração leve com o Bard permitirá que usuários que assistam seus vídeos e tenham perguntas, possam tê-las respondidas por uma função de IA generativa, em tom de bate-papo.
O Google não esclareceu se a IA em questão vai identificar a resposta no seu vídeo ou se vai buscar a internet para fornecer a informação, mas de uma forma ou de outra, a ferramenta também poderá servir para identificar conteúdos relacionados de outros criadores, a fim de complementar o material que você acabou de assistir.
Novamente, esta novidade também está disponível em caráter de teste, para alguns criadores.
O Google já havia prometido integrar suas capacidades de inteligência artificial ao YouTube, e tudo indica que esse é mais um passo nesta direção. Infelizmente, não há informações sobre quando isso deve ser lançado em caráter definitivo ou, mais além, quando isso chegará para os criadores brasileiros.
Comentários