A esta altura, são poucos os que acreditam que a inteligência artificial vai tomar o seu emprego, mas ninguém disse nada sobre jogar videogame melhor que você – e o engenheiro de software Peter Whidden certamente acredita nisso…mas será que ele seria capaz de treinar um algoritmo de aprendizado reforçado para jogar Pokémon Red?

É, é exatamente isso: Whidden treinou um algoritmo de aprendizado reforçado para jogar Pokémon Red. E a desgraça da máquina joga bem…depois de 50 mil horas errando e corrigindo, a IA desenvolvida pelo profissional de Seattle já navega pelo jogo com a maestria de quem derrota a Elite 4 com um pé nas costas (nota do editor: IA não tem pé, Rafael!)

O que tem me divertido mais é ver quantas pessoas estão interagindo com ele”, disse o engenheiro ao TechCrunch, referindo-se ao seu modelo de IA. Whidden compartilhou seu material com o GitHub, o repositório de códigos mantido pela Microsoft, junto de instruções sobre como operar a IA.

E é claro que as pessoas estão fazendo isso: um fã já declarou estar escrevendo a adaptação necessária de código para fazer a mesma coisa com Pokémon Crystal.

Segundo o TechCrunch, a IA seguiu um modelo “pavloviano” para aprender a jogar Pokémon Red. Essencialmente, o modelo oferece incentivos de reforço positivo para encorajar o algoritmo a executar várias atividades – uma coisa é uma IA aprender a sair do começo e chegar ao final do jogo, mas outra bem diferente é ela fazer isso evoluindo seus monstrinhos de bolso, procurar e capturar bichinhos mais raros, subir de nível, buscar itens e HMs para aprender novas habilidades…

Enfim, uma máquina está jogando melhor que você. E eu. E o meu editor (nota do editor: mano, eu nem curto Pokémon – já o meu filho…).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários