LinkedIn anuncia “coach de jobs IA” para usuários premium
Novo recurso é destinado apenas a usuários da versão paga da plataforma, e faz com que o próprio LinkedIn escreve descrições de trabalhosBy - Rafael Arbulu, 1 novembro 2023 às 11:16
Perto de conquistar seu primeiro bilhão de usuários, o LinkedIn anunciou uma nova ferramenta exclusiva para seus membros pagantes: uma inteligência artificial (IA) generativa que funciona como coach, ajudando você a descrever melhor sua experiência trabalhista ou anunciar de forma mais criativa uma determinada vaga de emprego.
Ao contrário daqueles outros coaches que têm pouco cabelo e falam mal das mulheres pela internet enquanto tomam bebidas alcoólicas bem comuns em qualquer botequim (mas que juram ser algo refinado), o tal “coach IA de RH” do LinkedIn tem uma atribuição prática. Essencialmente, a ferramenta usa o poder da IA generativa para escrever textos mais aprimorados no seu lugar, dando mais robustez ao seu perfil e, com sorte, isso acaba atraindo os olhos de mais recrutadores.
A medida pode soar estranha, mas é importante ressaltar um fato comumente esquecido: o LinkedIn é propriedade da Microsoft, e a empresa que faz o Windows e o Xbox está investindo cada vez mais em inteligência artificial – vide o “namoro” entre a companhia e a OpenAI, a criadora do ChatGPT.
No caso do LinkedIn, a medida pode ser bem vantajosa: uma IA generativa se aprimora à medida em que tem acesso a maiores volumes de dados. A rede social profissional mais popular do mundo, de uma forma resumida, é “só” dado – especificamente, dados de trabalho, informações corporativas e postagens mais analíticas.
Presumindo que o LinkedIn permita à ferramenta o acesso ao conteúdo produzido pelo usuário – sejam eles artigos assinados ou postagens no feed principal, comentários nas publicações dos outros etc. – é seguro especular que “os dados” para a IA estudar já estejam disponíveis.
Por essa razão, aliás, que mesmo entre os pagantes, nem todo mundo terá acesso a ela neste primeiro momento: o LinkedIn afirmou ao Engadget que a nova ferramenta está, por enquanto, em fase beta de testes. Ou seja, alguns poucos membros da rede social foram selecionados para usá-la neste primeiro momento, relatando bugs e problemas que possam aparecer da experiência.
Comentários