Trailer mostra ‘Ark: Survival Ascended’ rodando na UE5: saiba como acessar o jogo antecipadamente
Remake do ‘Ark: Survival Evolved’ original, jogo chega em outubro com suporte à Unreal Engine 5, novos conteúdos e multiplayer cross-platformBy - Rafael Arbulu, 26 outubro 2023 às 12:17
O remake de Ark – chamado Ark: Survival Ascended – ganhou um novo trailer onde mostra o gameplay remodelado do jogo dentro da Unreal Engine 5. Além disso, o vídeo, que você confere logo abaixo, também mostra detalhes do acesso antecipado via Steam.
Originalmente anunciado em março deste ano, o jogo multiplayer segue o mesmo enredo do título original: você acorda em uma ilha povoada por várias espécies primordiais de animais – majoritariamente, dinossauros – e seu objetivo é formar uma tribo, gerenciar recursos e domesticar as feras para uso próprio enquanto se defende dos inimigos.
Pela mídia acima, é possível ver que Ark: Survival Ascended teve uma grande evolução gráfica: os ambientes estão com uma iluminação melhor e as texturas, mais coerentes com os cenários de floresta recheadas de animais selvagens. As texturas saltam bastante aos olhos – cortesia de recursos visuais como Nanite e Lumen da Umreal Engine 5.
O interessante é que, apesar de ser um remake, este jogo busca se destacar de seu original com novos elementos mecânicos, como uma câmera em perspectiva de terceira pessoa, criaturas com mais opções de customização e aprimoramentos de pathfinding (aquela parte da programação que faz os bonecos se movimentarem em caminhos pré-determinados sem enfiar a cara em uma parede) otimizados com inteligência artificial (IA).
A princípio, Ark: Survival Ascended parece estar tomando uma forma bastante evoluída de seu predecessor – embora Survival Evolved tenha lá uma base consistente de usuários, o jogo não era livre de críticas, lidando com reclamações como stuttering (quando a imagem dá aquele “soquinho” antes de carregar, sinalizando gargalo de processamento) e dificuldades de navegação. Tomara que o remake tenha crescido por cima disso para entregar uma experiência melhor.
Isso dito, o novo projeto também gerou controvérsias: Ark: Survival Ascended vai substituir seu antecessor – e o jogo anterior terá seus servidores desligados, tornando automaticamente inacessível. O problema é que usuários do título original não vão receber nenhum tipo de crédito para fazer o upgrade, e qualquer aquisição será encarada como a compra de um jogo novo.
E vale lembrar que o novo jogo ainda será vendido a “preço cheio”, tal qual um game novo…
Ark: Survival Ascended será disponibilizado para PlayStation 5 e Xbox Series S/X em novembro. A versão para PC já se encontra em acesso antecipado via Steam a partir de hoje (26). Veja abaixo os requisitos mínimos e recomendados para rodá-lo no seu computador:
Como rodar Ark: Survival Ascended?
Configuração mínima
- Sistema operacional: Windows 10 ou 11 com todas as atualizações lançadas
- Processador: AMD Ryzen 5 2600X ou Intel Core i7-6800K
- Memória: 16 GB RAM
- GPU: AMD Radeon RX 5600 XT ou NVIDIA GeForce 1080
- DirectX: suporte à versão 12
- Armazenamento interno: 70 GB de espaço disponível
Configuração recomendada
- Sistema operacional: Windows 10 ou 11 com todas as atualizações lançadas
- Processor: AMD Ryzen 5 3600X ou Intel i5-10600K
- Memória: 32 GB RAM
- GPU: AMD Radeon RX 6800 ou NVIDIA GeForce RTX 3080
- DirectX: suporte à versão 12
- Armazenamento interno: 70 GB de espaço disponível
Observação importante: em ambos os casos, é necessária a conexão constante com a internet (o jogo é online, afinal) e armazenamento via SSD (disco de estado sólido). Sem isso, o jogo não roda.
Comentários