[Review] Just Dance 2024 traz boas músicas, mas reciclagem de personagens e falta de modos podem prejudicar experiência
Apesar disso, jogo oferece coreografias divertidas e diversificadasBy - Luiz Nogueira, 23 outubro 2023 às 17:06
Desde que começou a ser lançado, lá em 2009, Just Dance sempre procurou se renovar e trazer mudanças significativas a cada novo título. Com a chegada da versão de 2023, as coisas mudaram um pouco.
Isso porque, assim como vai fazer com Assassin’s Creed, a Ubisoft criou a experiência Just Dance, uma interface que vai reunir todos os jogos futuros da empresa em apenas um lugar.
A cada novo ano, os jogadores devem comprar apenas o novo pacote de músicas e ele será liberado na interface disponível. Portanto, seguindo essa lógica, Just Dance 2024 é o primeiro título a ser lançado desta forma.
Será que essa mudança foi benéfica para a série? O blog KaBuM! passou os últimos dias dançando muito e conta, em detalhes, o que esperar do game.
Interface
A interface pensada para o game é bastante interessante e colorida. Chama muita atenção pela disposição de músicas e organização do menu. No entanto, por conta do novo motor gráfico implementado no JD 23, o game também se tornou relativamente mais pesado para rodar.
Isso se traduz em travamentos nos menus, demora para carregamento das prévias das músicas e até problemas de conexão – mesmo com uma internet estável rodando o game.
Outro ponto importante a ser citado é que, ao terminar alguma das músicas, o jogador não retorna para a tela de seleção de músicas, mas sim para uma parte aleatória do catálogo do Just Dance+ – o sistema de assinaturas da Ubisoft.
O que obriga o jogador a voltar para onde estava se tinha planos de dançar alguma das músicas que estavam próximas na lista. Isso pode ser cansativo e até meio chato ao longo do tempo.
No entanto, um ponto positivo disso é que a organização de músicas está melhor. Com a adição do catálogo do JD24, as músicas do JD23 – se o jogador tiver comprado o game -, ficam logo abaixo – e o catálogo do JD+ mais abaixo ainda. Isso faz com que tudo fique de fácil acesso.
Porém, como nem tudo é perfeito, queria saber como a Ubisoft coloca um limite de músicas que podem ser baixadas e armazenadas no console. No caso do Nintendo Switch, pelo menos, é possível baixar apenas 40 músicas da playlist base do jogo – sem contar as do JD+, em que essa possibilidade nem existe.
Portanto, será necessário escolher se você quer fazer o download das músicas do ano anterior ou desse, não tem como manter todas no armazenamento do console – e, por conta disso, as que não forem baixadas dependem de conexão constante com a internet para que possam ser jogadas.
Lista de músicas e coreografias
Como todo ano, a lista de músicas é bem variada e transita entre os hits do TikTok, passando pelo pop dos anos 2000 e trazendo clássicos da música, como aconteceu com Whitney Houston e I Wanna Dance With Somebody – que é uma das mais divertidas da edição.
O destaque, no entanto, fica por conta das canções de K-Pop, o pop coreano. Elas são as mais interessantes e com maior desafio, já que trazem as coreografias originais feitas por grupos como Blackpink e BTS.
Porém, com a justificativa de um “modo história” – que vamos explicar mais tarde -, Just Dance 2024 traz muitos personagens reciclados do jogo anterior. O que oferece a sensação de que o orçamento está cada vez menor para as edições, o que obriga a usar personagens e roupas que já apareceram na série.
Apesar de, novamente, ter uma explicação para isso, parece que as danças ficam, de certa forma, deslocadas com o tema da música – principalmente porque, pelo que me lembro, Just Dance sempre se destacou por trazer temáticas únicas para cada canção.
Além disso, as coreografias de algumas músicas, principalmente das mais famosas, são bastante simples e contam com passos repetitivos. Isso não é ruim, pois aproxima diversos tipos de jogadores do game, mas nós, os fãs de longa data, gostamos de um pouco mais de desafio.
Isso poderia ser resolvido com mais versões alternativas das músicas, como alguns títulos anteriores faziam. Agora, são poucas desse tipo e, geralmente, são canções que já possuem passos de coreografia oficial, que são reaproveitados.
A lista completa inclui:
- I’m Not Here to Make Friends – Sam Smith;
- I’m Good (Blue) – David Guetta e Bebe Rexha;
- Survivor – Destiny’s Child;
- Rapper’s Delight – Groove Century;
- Seven – Jung Kook Ft. Latto;
- Say My Name – Ateez;
- Cure For Me – Aurora;
- I Am My Own Muse – Fall Out Boy;
- A Queda – Gloria Groove;
- Despechá – Rosalía;
- Treasure – Bruno Mars
- Canned Heat – Jamiroquai;
- Gimme More – Britney Spears;
- Don’t Cha – The Pussycat Dolls Ft. Busta Rhymes;
- Flowers – Miley Cyrus;
- I Wanna Dance With Somebody – Whitney Houston;
- Calm Down – Rema;
- Tití Me Perguntó – Bad Bunny;
- Makeba – Jain;
- vampire – Olivia Rodrigo;
- Kill Bill – SZA;
- A Night in the Château de Versailles – The Just Dance Orchestra;
- Wasabi – Little Mix;
- Woof – Sofi Tukker Ft. Kah-Lo;
- you should see me in a crown – Billie Eilish;
- Never Be Like You – Flume Ft. Kai;
- Stronger (What Doesn’t Kill You) – Kelly Clarkson;
- Whitney – Rêve;
- Chaise Longue – Wet Leg;
- Cradles – Sub Urban;
- How You Like That – Blackpink;
- Can’t Tame Her – Zara Larsson;
- After Party – Banx & Ranx ft. Zach Zoya;
- Butter – BTS;
- It’s the Most Wonderful Time of the Year – Andy Williams;
- Shine a Little Love – The Sunlight Shakers;
- My Name – D Billions;
- Sail – Awolnation.
Falta de modos de jogo
Lembra do modo história que eu falei? Ele foi implementado no Just Dance 2023, teve uma boa construção no jogo anterior, com uma playlist que colocava as músicas em ordem para um bom entendimento da narrativa.
Pois bem, no Just Dance 2024 isso até existe, as músicas estão lá, mas ela fica tão escondida, que pode passar despercebida por quem vai jogar o game.
E por falar em playlists, a opção de criar listas personalizadas de músicas também não está presente nessa edição – pode ser adicionada no futuro, mas a Ubisoft ainda não se pronunciou sobre isso.
Conclusão
Just Dance 2024 tem boas músicas e coreografias de diversos níveis de dificuldade, porém, o jogo não tem o mesmo brilho de seus antecessores e carece de algumas ferramentas simples, mas que seriam muito bem-vindas.
De qualquer forma, temos mais uma edição divertida, com músicas famosas e elementos que tem tudo para agradar os jogadores casuais do jogo da Ubisoft.
Vale lembrar que Just Dance 2024 chega oficialmente em 24 de outubro para Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.
Comentários