O que o Brasil Game Show (BGS 2023) e Sonic Superstars têm em comum? Embora essa pergunta possa parecer capciosa, a resposta é mais simples do que você imagina: ambos contam com a presença de Takashi Iizuka, produtor de jogos da Sega of America e diretor criativo da franquia Sonic the Hedgehog.

Iizuka-san marcou presença como um dos convidados internacionais do evento e conversou com o blog KaBuM!. Embora esta não tenha sido sua primeira vinda ao país, a BGS 2023 foi a oportunidade perfeita para a Sega exibir um estande próprio pela primeira vez. Dito isto, questionei o produtor e diretor sobre o que ele mais gostou no evento.

“O mais emocionante de vir ao Brasil Game Show são os fãs do Sonic. Temos um grupo de fãs muito apaixonados no Brasil, e conhecê-los pessoalmente, tirar fotos com eles e coisas assim, é muito divertido e emocionante”, revelou Iizuka-san.

Entrevista com Takashi Iizuka

Imagem: Jessica Pinheiro/blog KaBuM!

A entrevista ocorreu às vésperas do lançamento de Sonic Superstars, então Iizuka-san compartilhou suas expectativas para a chegada do novo game da série: “Acho que muitas pessoas ficarão realmente felizes em jogar. Vai parecer muito familiar e temos multiplayer no novo jogo”.

“Acredito que temos muitos fãs aqui no Brasil que jogaram Sonic na época do Mega Drive. Então, sabe, tem muita gente que gosta da versão clássica dos jogos do Sonic. E Sonic Superstars é o mais recente título nesse formato clássico [de jogabilidade]”, complementa o produtor e diretor.

O novo motor gráfico de Sonic Superstars

Na ocasião, Iizuka-san também esclareceu que Sonic Superstars não utiliza o Retro Engine — motor gráfico usado no desenvolvimento de Sonic Mania. “Era realmente bom, mas [a tecnologia] foi toda construída para funcionar em um ambiente pixelado em 2D”, explica o produtor e diretor.

“Então, para recursos como modelos e planos de fundo em 3D, precisávamos de um novo tipo de tecnologia para alimentá-los. E a equipe de Naoto Oshima e o [estúdio] Arzest foram capazes de criar esse novo mecanismo do zero, pegando todas as ferramentas 3D e replicando a jogabilidade 2D perfeitamente.” 

Isso significa que podemos esperar mais deste novo motor gráfico nos próximos jogos do Sonic, certo? É o que Iizuka-san também espera que aconteça: “Nós realmente achamos que é uma ferramenta muito valiosa e queremos continuar usando-a e desenvolvendo-a no futuro”, afirma.

Ele ainda explica que a equipe dedicou muito tempo, entusiasmo e energia para garantir que o novo motor gráfico fosse como o Retro Engine, passando a sensação de que os controles e os personagens são autênticos. O objetivo era recriar a jogabilidade clássica em um novo sistema. “Eles estavam desenvolvendo [o novo motor gráfico] lado a lado com os jogos clássicos para realmente terem certeza de que, sim, é exatamente assim que deve ser”, ele conta.

Amy Rose (finalmente) jogável

Ainda sobre Sonic Superstars, não havia como não questionar sobre Amy Rose. Os fãs esperavam muito que ela fosse jogável em Sonic Mania e isso não aconteceu, mas ela ganhou muito destaque nos curtas animados. A adição dela no novo game seria uma resposta a tudo isso? 

Iizuka-san revelou que, quando a Sega teve a ideia de produzir Sonic Superstars, o time de desenvolvimento sabia que Amy tinha de ser jogável, e isso ocorreu logo na fase inicial do projeto. Por isso, a ouriça rosa teve seu “martelo Piko Piko” incorporado à jogabilidade, já que o objeto é muito importante para a personagem.

“Também queríamos dar a ela uma habilidade única, por isso ela tem o pulo duplo no jogo”, relata o produtor e diretor. Ele ainda acrescenta que Amy é bastante versátil e pode ajudar os jogadores que não se consideram tão bons em jogos de plataforma, por exemplo. “Ela é altamente recomendada para o [modo] multiplayer”.

Produtos oficiais de Sonic no Brasil

Produtos oficiais de Sonic

Imagem: Shop Sega/Reprodução

Indo além de BGS 2023 e Sonic Superstars, Iizuka-san foi questionado também sobre como o Brasil se encaixa nos planos da Sega para o futuro de Sonic. “Sabemos que existem muitos fãs realmente apaixonados aqui no Brasil que amam Sonic de verdade. O Brasil é um país importante para o Sonic e, portanto, é importante para nós”, inicia o convidado.

“Estamos localizando nossos jogos para português do Brasil e esperamos que as pessoas realmente gostem. Daqui para frente, continuaremos trazendo mais títulos para o país e queremos ter certeza de que esses jogos também serão divertidos também para o público brasileiro.”

Aliás, durante a BGS 2023, havia alguns produtos oficiais do Sonic para venda, incluindo camisetas e copos personalizados, além de brindes para quem jogasse e participasse das atividades do estande da Sega. Pegando carona nesse tópico, Iizuka-san explicou que a equipe de licenciamento está fazendo do Brasil “uma prioridade”.

Lego Sonic

Imagem: Lego/Sega/Reprodução

Isso significa que itens promocionais devem chegar com mais frequência no país, de forma oficial: “Temos o Brasil e a América do Sul. Todos os países [dessa região] são muito importantes para a nossa equipe de licenciamento e eles vão trabalhar para fornecer mais produtos oficiais do Sonic para as pessoas comprarem e apreciarem”.

Envolvimento com Sonic 3 — O Filme

Por último, mas não menos importante, questionei sobre o envolvimento de Iizuka-san na produção de “Sonic 3 — O Filme”. De acordo com o produtor e diretor, ele está atuando como consultor, sentando ao lado dos produtores e dando conselhos sobre o que é melhor fazer ou não.

O terceiro longa-metragem que mescla live-action com computação gráfica trará Shadow the Hedgehog como um dos destaques e, segundo Iizuka-san, novos personagens estão sendo criados para o filme — infelizmente, nenhum detalhe a mais sobre isso foi compartilhado.

Entrevista com Takashi Iizuka

Imagem: Jessica Pinheiro/blog KaBuM!

Ele ainda revela que a Sega conta com uma produtora que está envolvida no negócio para garantir “que tudo está realmente seguro”. “Temos um bom relacionamento. Estamos envolvidos com o filme e temos uma equipe muito boa fazendo-o”, garante Iizuka-san.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários