BYD quer negociar isenção do IPVA para veículos elétricos no Brasil
Passo importante foi dado na Bahia, mas BYD pretende conversar com todos os estados do país em busca do benefícioBy - Igor Shimabukuro, 13 outubro 2023 às 10:52
Em busca de tornar os veículos elétricos (EVs) mais populares aqui no Brasil, a BYD revelou que vai iniciar negociações com os estados para obter isenção de IPVA para esse segmento de automóveis.
A informação, reportada pelo O Globo, surge logo após a abertura do novo complexo industrial da marca em Camaçari, na Bahia. Aliás, o estado anunciou nesta semana que vai dar a isenção para donos de veículos elétricos de até R$ 300 mil.
“Vamos tentar falar com todos os estados que conseguirmos. Mas são negociações longas. A isenção de IPVA na Bahia foi um passo muito importante. Em todos os países é preciso que os governos incentivem o processo de transição para energia limpa”, anunciou a vice-presidente e CEO da BYD para Américas, Stella Li, ao jornal.
Se as negociações caminharem bem, os consumidores podem ter um atrativo extra na hora da aquisição de um carro elétrico. Afinal, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) estima economia de mais de R$ 5 mil em EVs com preços mais populares.
Vale destacar que apenas Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão e Rio Grande do Sul dão isenção de 100% do IPVA para carros elétricos.
Já estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, oferecem apenas redução do tributo.
Mais esforços da BYD em prol dos EVs no Brasil
Ainda segundo O Globo, a BYD está correndo atrás de outras medidas em prol de fomentar os veículos elétricos por aqui. Uma delas envolve negociações com governos e setor privado para o desenvolvimento da infraestrutura de postos de carregamento.
Além disso, a montadora chinesa também firmou uma parceria com a Didi, dona da 99, para um programa piloto com 1.000 EVs em São Paulo. E com a nova fábrica na Bahia, a tendência é de barateamento de custos, o que culminaria em reduções nos preços finais e, consequentemente, mais popularização dos EVs.
Comentários