A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido deu sinal verde para a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

Portanto, agora, o acordo pode ser concluído. Fontes ligadas ao The Verge disseram que isso pode acontecer ainda hoje, já que 13 de outubro foi definido como a data de fechamento para o negócio.

Inicialmente, Microsoft e Activision Blizzard concordaram em estender o prazo de aquisição até 18 de outubro, após vários empecilhos por parte dos reguladores.

Isso porque o CMA anunciou que tinha concordado provisoriamente com a aquisição, embora ainda tivesse algum período de análise para chegar a uma conclusão. Felizmente, a decisão foi tomada antes.

No entanto, embora o acordo esteja prestes a ser concluído, a Microsoft ainda enfrenta questões legais nos Estados Unidos. A Comissão Federal de Comércio (FTC) confirmou que tem planos para contestar o acordo, mesmo que isso ocorra após seu fechamento.

De qualquer forma, os planos da empresa agora é que os jogos da Activision Blizzard sejam adicionados ao Xbox Game Pass a partir de 2024.

Mudanças da Microsoft no acordo

Imagem mostra logotipo da Activision Blizzard atrás de um controle do Xbox Series S

Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock

Para que fosse aceito, a Microsoft teve de vender os direitos dos jogos em nuvem da Activision para a Ubisoft. Isso, segundo o CMA, foi um dos fatores que ajudaram no veredito.

“Em agosto deste ano, a Microsoft fez uma concessão que permitiria à Ubisoft, em vez da Microsoft, comprar os direitos de jogos em nuvem da Activision. Este novo acordo colocará os direitos de streaming na nuvem (fora do Espaço Econômico Europeu) para todo o conteúdo de PC e console da Activision produzido ao longo dos próximos 15 anos nas mãos de um concorrente forte e independente com planos ambiciosos para oferecer novas formas de acesso a esse conteúdo”, descreve o órgão.

Por fim, o CMA revela quais foram suas ideias com a venda dos direitos dos jogos em nuvem: “O novo acordo impedirá a Microsoft de travar a concorrência nos jogos em nuvem à medida que este mercado decola, preservando preços e serviços competitivos para os clientes de jogos em nuvem do Reino Unido. Isso permitirá à Ubisoft oferecer conteúdo da Activision sob qualquer modelo de negócios, inclusive por meio de serviços de assinatura multijogos”.

Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), Brad Smith, presidente da Microsoft, se mostrou muito satisfeito com o resultado da aquisição e fala que o negócio será “benéfico para os jogadores e para a indústria dos games”.

Via: Videogames Chronicle

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