Aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft é aprovada no Reino Unido
Agora, muitos especulam que a compra da Microsoft pode ser concretizada ainda hojeBy - Luiz Nogueira, 13 outubro 2023 às 9:18
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido deu sinal verde para a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Portanto, agora, o acordo pode ser concluído. Fontes ligadas ao The Verge disseram que isso pode acontecer ainda hoje, já que 13 de outubro foi definido como a data de fechamento para o negócio.
Inicialmente, Microsoft e Activision Blizzard concordaram em estender o prazo de aquisição até 18 de outubro, após vários empecilhos por parte dos reguladores.
Isso porque o CMA anunciou que tinha concordado provisoriamente com a aquisição, embora ainda tivesse algum período de análise para chegar a uma conclusão. Felizmente, a decisão foi tomada antes.
No entanto, embora o acordo esteja prestes a ser concluído, a Microsoft ainda enfrenta questões legais nos Estados Unidos. A Comissão Federal de Comércio (FTC) confirmou que tem planos para contestar o acordo, mesmo que isso ocorra após seu fechamento.
De qualquer forma, os planos da empresa agora é que os jogos da Activision Blizzard sejam adicionados ao Xbox Game Pass a partir de 2024.
Mudanças da Microsoft no acordo
Para que fosse aceito, a Microsoft teve de vender os direitos dos jogos em nuvem da Activision para a Ubisoft. Isso, segundo o CMA, foi um dos fatores que ajudaram no veredito.
“Em agosto deste ano, a Microsoft fez uma concessão que permitiria à Ubisoft, em vez da Microsoft, comprar os direitos de jogos em nuvem da Activision. Este novo acordo colocará os direitos de streaming na nuvem (fora do Espaço Econômico Europeu) para todo o conteúdo de PC e console da Activision produzido ao longo dos próximos 15 anos nas mãos de um concorrente forte e independente com planos ambiciosos para oferecer novas formas de acesso a esse conteúdo”, descreve o órgão.
Por fim, o CMA revela quais foram suas ideias com a venda dos direitos dos jogos em nuvem: “O novo acordo impedirá a Microsoft de travar a concorrência nos jogos em nuvem à medida que este mercado decola, preservando preços e serviços competitivos para os clientes de jogos em nuvem do Reino Unido. Isso permitirá à Ubisoft oferecer conteúdo da Activision sob qualquer modelo de negócios, inclusive por meio de serviços de assinatura multijogos”.
Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), Brad Smith, presidente da Microsoft, se mostrou muito satisfeito com o resultado da aquisição e fala que o negócio será “benéfico para os jogadores e para a indústria dos games”.
We’re grateful for the CMA’s thorough review and decision today. We have now crossed the final regulatory hurdle to close this acquisition, which we believe will benefit players and the gaming industry worldwide.
— Brad Smith (@BradSmi) October 13, 2023
Via: Videogames Chronicle
Comentários