A Samsung apresentou nesta quarta-feira (4) o Galaxy SmartTag2: uma nova versão para a tag inteligente da empresa, a qual permite ao usuário rastrear objetos.

“Com o Galaxy SmartTag2, pretendemos garantir que as pessoas possam encontrar seus pertences de maneira fácil e intuitiva”, afirmou Jaeyeon Jung, vice-presidente executivo e head do SmartThings, Centro de Plataforma de Dispositivos da Samsung Electronics.

O executivo conta, ainda, que a nova versão do dispositivo traz uma “experiência de localização aprimorada e bateria de maior duração” que tem como intuito ampliar o leque de possibilidades de uso.

O lançamento global do gadget está programado para ocorrer na próxima quarta, 11 de outubro. Para o Brasil, no entanto, a data de lançamento será anunciada “em breve”, segundo comunicado da fabricante.

SmartTag2: design e outras características

Em termos de design, o dispositivo chega às lojas em duas cores: preta e branca. O design é minimalista, com uma argola confeccionada com metal no topo do corpo, para aumentar a durabilidade do produto, visto que a ideia é usar o tag como um chaveiro, que pode ser acoplado aos mais diversos objetos – de bolsas e bagagens a coleiras, bicicletas e outros itens que necessitam de “supervisão” do dono.

Além do material, a nova versão do SmartTag recebeu a classificação IP67 para resistência à água e poeira, o que significa que o dispositivo pode mergulhar em até 1 metro de água, por até 30 minutos. O “mergulho”, no entanto, é considerado apenas para ambientes com água pura – não sendo recomendado o uso no mar, em piscinas, ou água com sabão.

Foto ilustrativa de dois modelos do dispositivo Galaxy SmartTag2 da Samsung: à esquerda, o tag na cor preta e à direita, o branco

SmartTag2 da Samsung nas cores disponíveis: preta e branca – Imagem: divulgação/Samsung

O ‘quero te encontrar’ do Samsung SmartTag2

Entre os recursos novos e/ou atualizados que chegam com o dispositivo estão o Modo Perdido, que permite aos usuários inserir informações de contato por meio de uma mensagem. Assim, qualquer pessoa que encontrar um item com um SmartTag2 acoplado pode usar o smartphone para escanear a tag e ver a mensagem e os dados de contato do proprietário.

A Samsung menciona como caso de uso o dispositivo acoplado à coleira de um animal de estimação. O tag, nesse contexto, funciona como uma identificação eletrônica por meio da qual o número de telefone do dono estará registrado nos contatos, podendo ser acessado em qualquer dispositivo móvel com leitor NFC e navegador web.

Ainda dentro do universo de donos de pets, o gadget ganhou um novo modo de “passeio com o pet”, para facilitar o registros das voltinhas que o seu companheiro deu por aí.

SmartTag2 e novos recursos

Além do Modo Perdido, o SmartTag2 recebeu melhorias em experiência de uso:

  • Modo de Economia de Energia: o novo recurso, disponível junto com o Modo Normal aprimorado, permite aos usuários rastrear itens continuamente, conseguindo equilibrar a necessidade de uso constante com a vida útil da bateria.Com o Modo de Economia de Energia, a Samsung afirma que a carga do SmartTag2 pode alcançar uma autonomia de até 700 dias, mais que o dobro dos modelos Galaxy SmartTag e Galaxy SmartTag+ anteriores. No Modo Normal, a vida útil da bateria também foi estendida para 500 dias, um aumento de 50% na comparação com o antecessor.

 

  • Bluetooth Low Energy (BLE) e UWB: o SmartTag2 utiliza o recurso em conjunto com a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) Find para guiar visualmente os usuários em direção ao item perdido ou monitorado, usando a câmera do smartphone. O tag funciona dentro do alcance máximo do Bluetooth de 120 metros e pode controlar eletrodomésticos inteligentes por meio do aplicativo SmartThings.

 

  • Compass View (Visualização de Bússola): passa a exibir setas que refletem direção e distância do dispositivo em relação ao seu dono. Esse modo está disponível em qualquer smartphone Galaxy compatível com UWB, como o Galaxy S23 Ultra 5G.
Samsung Galaxy S23 Ultra

Imagem: divulgação/Samsung

  • SmartThings Find: o aplicativo foi atualizado para garantir aos SmartTags recém-registrados um atalho para o app no smartphone. A interface do aplicativo também sofreu uma reformulação e, agora, passa a apresentar uma visualização de mapa em tela cheia e uma interação mais intuitiva – ao trocar de smartphone Galaxy, por exemplo, o SmartTag2 sincroniza automaticamente com o novo dispositivo por meio da conta Samsung do usuário.O SmartThings Find também criptografa dados e é compatível com o ecossistema de segurança da Samsung, o Knox, para uma camada extra de proteção. Também com foco na privacidade, a Samsung afirma que, com a desativação do Modo Perdido, as informações de contato dos proprietários são imediatamente ocultadas e a mensagem deixada pelo dono do dispositivo é apagada.

    Por fim, o recurso “Alertas de tags desconhecidas” permite que as pessoas recebam avisos sobre qualquer rastreamento não autorizado do tag, enviando uma notificação caso o SmartThings Find detecte um SmartTag desconhecido que esteja os seguindo. “Isso ajuda a proteger as pessoas e a prevenir o abuso de serviços de rastreamento de localização”, informa a fabricante.

  • SmartThings Station: integrado ao SmartThings Find, o Station funciona como um scanner de dispositivo doméstico, ajudando as pessoas a rastrearem pertences que possuem um SmartTag vinculado. O SmartThings Station notificará as pessoas sobre a localização de seus itens marcados – desde itens pessoais, como controles remotos de TV, carteiras e chaves até dispositivos registrados, como smartphones, tablets, relógios e fones de ouvido.Os donos de animais de estimação também receberão um alerta quando uma coleira com o tag se afastar muito do SmartThings Station, ajudando-os a manter os amigos peludos por perto.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários