‘Final Fantasy VII Rebirth’ terá demo durante a Tokyo Game Show: veja detalhes
Versão demonstrativa do jogo mostrará Sephiroth jogável, navegação de mapas via chocobo e novas mecânicas de gameplayBy - Rafael Arbulu, 21 setembro 2023 às 15:49
O próximo grande lançamento da Square Enix – Final Fantasy VII Rebirth – terá uma versão demonstrativa jogável durante a Tokyo Game Show, que começou hoje (21) e vai até o próximo domingo (24).
Segundo várias fontes, a publisher japonesa divulgou diversas informações pertinentes à demo, ressaltando detalhes como a progressão de mapas via chocobo (os pássaros amarelos gigantes que permeiam toda a franquia) e a gameplay em si deve contar com Sephiroth, o icônico antagonista, como personagem controlável. A seguir, vamos ressaltar as informações mais interessantes:
Sephiroth jogável em Final Fantasy VII Rebirth
O conhecido vilão de Final Fantasy VII Rebirth – possivelmente um dos mais conhecidos da franquia – já teve uma presença bastante evidente no remake anterior ao novo jogo. Agora, no entanto, Sephiroth será um companheiro de batalha que você poderá controlar.
Isso já era conhecido pelo trailer mais recente, divulgado na última edição do PlayStation Showcase. Entretanto, agora, a Square Enix divulgou informações que contextualizam a situação: trata-se de uma cena de flashback.
No jogo original, lançado em 1997, Cloud, o protagonista, luta ao lado de Sephiroth contra monstros naturais da região montanhosa de Nibelheim. Entretanto, naquela ocasião, Sephiroth não contava com tomadas de ação imputadas pelo jogador. Em termos práticos: você controlava Cloud, o script do jogo executava Sephiroth.
Em Final Fantasy VII Rebirth, Sephiroth não só estará pronto para comandos pelo seu DualSense, como também contará com movimentos e recursos exclusivos – cortesia de seu contexto narrativo como uma lenda da força militar SOLDIER, da qual Cloud, na época, era apenas um novato.
A Square Enix também explicou que a ordem dos eventos pode mudar no novo jogo, considerando que o projeto todo, dividido em três partes, inseriu o conceito de “linhas do tempo”, então o enredo dos novos títulos pode ter muitas diferenças em relação ao original.
Red XIII é um cachorro que cavalga um chocobo
Pois é, por mais estranho que isso possa parecer, o companheiro canino Nanaki – vulgo “Red XIII” – também será capaz de navegar via chocobo (via Blog do PlayStation).
A exemplo do que vimos em Final Fantasy XV, “Rebirth” trará uma mecânica de navegação similar: ao “chamar” um chocobo para navegar pelo mapa, outros pássaros vão aparecer para que seus companheiros também trafeguem pela tela. Antes, a navegação em grupo exibia apenas Cloud na tela.
Isso porque, ao contrário do jogo original (que se valia do conceito “Overworld” – miniaturização de terreno para facilitar a navegação). Final Fantasy VII Rebirth, no entanto, usa escalas em tamanho real, então a navegação é feita se aproveitando de todo o desenho do ambiente, sem atalhos para economizar processamento.
Por isso, correr nas costas de um chocobo por aí terá a sensação mais realista de tráfego, com todos os elementos em tela.
Habilidades de sinergia
Final Fantasy VII Rebith conta com um novo recurso que o remake anterior não tinha: as chamadas Synergy Skills permitem que dois personagens de uma equipe usem habilidades conjuntas, baseadas nas técnicas desenvolvidas de cada um. Algumas destas “sinergias” trazem efeitos de área, atingindo vários inimigos – outras são mais poderosas, mas focadas em um inimigo por vez.
A premissa lembra muito um outro clássico da Square Enix: Chrono Cross trazia várias dessas habilidades entre seus 45 personagens controláveis. Obviamente, Rebirth não terá tantos membros de equipe, mas cada habilidade de sinergia será exclusiva de cada pareamento
A ideia é evitar uma reclamação constante vista em Remake: no jogo anterior, a linearidade narrativa forçava você a ficar com o mesmo grupo por longos períodos de tempo. Já Final Fantasy VII Rebirth tem uma natureza mais expansiva, com maiores terrenos e cidades a serem exploradas. Por essa razão, a mecânica de sinergia fará com que você misture mais a sua equipe e abra novas opções de estratégia de combate.
Yuffie e Vincent não serão opcionais (mas Vincent não será controlável)
Os personagens Yuffie Kisaragi e Vincent Valentine – respectivamente, a ninja/ladra e o atirador de elite “desmorto” – eram opcionais no original de 1997. Você poderia passar o jogo todo sem recrutá-los e, em certos momentos, poderia até perdê-los permanentemente na partida.
Não será o caso aqui: falando à Game Informer, o diretor Tetsuya Nomura confirmou que tanto ela como ele serão integrados à narrativa do jogo. Em outras palavras, você vai recrutá-los e os usará em sua equipe em várias capacidades.
Yuffie já foi introduzida no episódio “Intergrade”, uma expansão do remake. Já Vincent fará a sua estreia em Final Fantasy VII Rebirth. Entretanto, apesar de participar ativamente deste segundo jogo, ele virá como personagem convidado, tal qual Red XIII no título anterior.
Qual a duração de Final Fantasy VII Rebirth?
Ainda de acordo com Nomura, Rebirth terá uma duração consideravelmente maior que o Remake. O diretor disse que o jogo começa na partida do grupo principal da metrópole de Midgard, tal qual o final do game anterior.
Mas até onde ele vai? Bem, isso também é conhecido: o jogo “para” na chamada “Capital Esquecida” (também conhecida como “A Cidade dos Antigos”).
No jogo original, esse trajeto seguia uma linha relativamente específica de narrativa, mas Nomura esclareceu uma coisa e deixou outra escondida: não se sabe se Rebirth vai até você chegar às portas da Cidade, ou se vai adentrar à ela e conduzir as atividades previstas ali (e quem jogou o original de 1997, sabe muito bem o que acontece dentro da Cidade).
Mais além, Nomura disse que Final Fantasy VII Rebirth seguirá uma ordem de acontecimentos diferente do que vimos no original. Então a cronologia pode ser alterada consideravelmente, evitando qualquer antecipação por parte do jogador.
Final Fantasy VII Rebirth será lançado em 29 de fevereiro de 2024, com exclusividade temporária de três meses no PlayStation 5.
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