Rompimento em cabo submarino da Cirion afeta internet no Brasil
Cabo que liga Nordeste ao Sudeste teve fibras rompidas, mas Cirion já está trabalhando para restaurá-loBy - Igor Shimabukuro, 15 setembro 2023 às 15:46
Nesta semana, um cabo submarino da Cirion Technologies, que liga as cidades de Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ), teve parte de suas fibras rompidas. Como consequência, o acidente impactou a conexão de internet brasileira.
Como reportado pelo Tecnoblog, as primeiras suspeitas surgiram a partir de um tópico aberto no Reddit, em que um usuário revela o print de um e-mail enviado pela Cirion.
Na mensagem, a companhia relaciona a latência do cliente a uma “falha na rede submarina”. No e-mail, a empresa também cita que os problemas de conexão podem estar atrelados “ao rompimento de fibras do cabo submarino”.
Cirion relata ruptura de cabo submarino entre nordeste e sudeste do BR gerando aumento de latência p/ seus clientes diretos e indiretos
byu/magicomplex inInternetBrasil
O tal cabo citado refere-se ao SAC que, além de interligar Fortaleza ao Rio, também passa por Santos (SP) e se estende até a Argentina.
Posteriormente, a própria Cirion confirmou o acidente, aparentemente parcial, do cabo.
“Detectamos um incidente que afetou a integridade do cabo submarino que conecta as cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza (Brasil). Assegurar a confiabilidade dos nossos serviços de rede e de comunicações é a nossa principal preocupação, e estamos dedicados a minimizar o impacto para os nossos clientes”, disse a companhia em nota.
Não está claro o motivo do acidente e qual foi o tamanho do impacto para os brasileiros.
Cirion já está reparando cabo rompido
A boa notícia, porém, é que o caso já está sendo solucionado. Segundo a companhia, a equipe técnica “atuou prontamente para ativar as rotas de contingência e minimizar eventuais impactos nos serviços” de seus clientes.
A empresa também acrecentou que está tomando todas as medidas necessárias para acelerar o reparo do cabo afetado, mas ainda não há uma previsão para a recuperação.
Via: Tecnoblog e Tele.Síntese
Comentários