O Rotten Tomatoes é bastante conhecido por quem gosta de cinema, já que se trata de um agregador de resenhas de filmes e séries. No entanto, a revelação de um esquema fraudulento pode colocar em xeque o que se pensava sobre a plataforma.

Conforme publicado pela Volture, em 2018, uma empresa de relações públicas chamada Bunker 15 pagou críticos para publicar análises positivas para o filme Ophelia, que obteve uma classificação inicial de apenas 46% no Rotten Tomatoes.

Essa porcentagem é considerada baixa, já que, pela classificação do site, para receber o selo de “Fresh”, precisa de pelo menos 60% de aprovação do público. Foi revelado que a agência pagou US$ 50 para cada crítico, como forma de tentar manipular o sistema.

Foi citado também que a empresa pressionou um crítico para que seu review negativo fosse mudado para positivo. Essa estratégia parece ter dado certo, já que Ophelia subiu sua classificação para 62%.

A Bunker 15, por sua vez, nega as acusações, dizendo apenas que contam com um “sistema específico onde os cineastas podem patrocinar ou pagar para que revisem um filme”.

À Vulture, o Rotten Tomatoes disse que leva a “integridade de nossas pontuações a sério e não tolera nenhuma tentativa de manipulá-las”. No entanto, se comprovada a manipulação em 2018, é difícil saber quantos outros filmes passaram pelo mesmo.

Impacto do Rotten Tomatoes

Rotten Tomatoes

Imagem: Peace-loving/Shutterstock.com

O Rotten Tomatoes se tornou bastante influente, não só para determinar para os espectadores se um filme vale a pena ser visto, mas também para as produtoras terem um termômetro de quais filmes devem adquirir os direitos para distribuição – isso quando eles estreiam primeiramente em festivais e ainda não têm uma empresa para levar os longas para as telas do mundo todo.

Portanto, essa prática de manipulação pode ser uma estratégia para fazer com que filmes que tiveram uma baixa recepção ainda tenham chance de serem adquiridos para exibição nas salas de cinema – e não sejam enviados diretamente para plataformas de streaming.

Por fim, vale lembrar que a plataforma do Rotten não tem culpa diretamente dessa manipulação. O objetivo da denúncia é o de mostrar como o sistema pode ser manipulado por empresas que buscam aprovação de seus projetos.

Via: IGN

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários