O gênero de jogos assimétricos é bastante popular atualmente, principalmente entre a comunidade que gosta de filmes de terror, já que temos Dead by Daylight, conhecido como Smash Bros. com monstros de filmes.

Para tentar tirar a soberania do jogo da Behaviour, muitos títulos semelhantes foram lançados, mas logo caíram no esquecimento, seja por falta de conteúdo relevante ou por problemas de direitos autorais – como é o caso de Friday the 13th.

Como nova aposta do gênero, a Sumo Digital lançou The Texas Chain Saw Massacre, título que adapta o clássico O Massacre da Serra Elétrica para os videogames.

Mas será que o título tem tudo o que é necessário para destronar Dead by Daylight e se tornar o jogo assimétrico definitivo?

O blog KaBuM! recebeu uma cópia do game e conta, em detalhes, se vale a pena.

História

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: Divulgação

Em The Texas Chain Saw Massacre, temos uma história original, não mostrada em nenhum filme, em que um grupo de jovens vai em busca de Maria, uma universitária que, em meio a uma viagem ao Texas para fotografar flores, acaba desaparecendo.

Sua irmã e outros amigos decidem se juntar e ir até o local em que a jovem foi vista pela última vez. Lá, eles chegam ao rancho da família Sawyer, lugar em que são capturados e o jogo se inicia.

Apesar de ter uma proposta mais descontraída, o jogo tem toda a cara de um filme slasher dos anos 1980, e isso foi determinante para me fazer amar tudo nele. Os personagens soltam frases ocasionais de desespero enquanto são perseguidos e até reagem quando encontram algum outro sobrevivente, e isso é bem interessante.

No caso dos assassinos, não há muito o que dizer, pois a família canibal é muito famosa e o Leatherface é emblemático no rol dos grandes vilões dos filmes de terror.

Papéis durante o jogo

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: blog KaBuM!/Luiz Nogueira

Ao contrário de muitos jogos do gênero, aqui são necessários 7 jogadores para iniciar uma partida (quatro sobreviventes e três assassinos, sendo um deles, obrigatoriamente, o Leatherface).

No menu, é possível escolher qual papel assumir ou deixar ao acaso. A segunda opção é a mais interessante, já que joga com o fator surpresa. Você nunca sabe com quem vai jogar.

Outro fator interessante, e que traz mais veracidade, é que os personagens não podem ser repetidos. O grupo de sobreviventes deve obrigatoriamente ter uma pessoa de cada.

Portanto, ao upar um personagem, tenha em mente que você talvez não consiga jogar com ele caso entre em um lobby que alguém já o escolheu. É possível solicitar a troca, mas as pessoas nem sempre concordam.

Gameplay

Como dito, é possível assumir o papel de vítima ou sobrevivente em The Texas Chain Saw Massacre. Cada um deles conta com particularidades e objetivos diferentes.

Sobreviventes

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: Divulgação

No caso das vítimas, por exemplo, como era de se esperar, o objetivo é o de escapar. Para isso, existem várias possibilidades, que exigem tarefas próprias para que a fuga seja possível.

Por exemplo, para a saída do portão com a válvula de gás, é necessário achar a válvula em um lugar aleatório do mapa, descer até o porão – que é onde os sobreviventes começam amarrados – e depois de um tempo, se dirigir à saída.

Em outro caso, o sobrevivente precisa encontrar um fusível pela casa, subir ao segundo andar – ou procurar no jardim -, resolver um puzzle na caixa de luz e, depois disso, descer ao porão para sair por uma passagem subterrânea que se abriu – e fica disponível por apenas um minuto antes de se fechar.

São diversas possibilidades e, como citado, cada uma possui uma particularidade. Por isso, há o fator sorte de encontrar os itens rapidamente e conseguir fugir antes que os assassinos o encontrem.

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: Divulgação

Tive partidas, por exemplo, que foram encerradas em dois minutos, pois tive muita sorte em encontrar a válvula e colocá-la no lugar correto rapidamente. No entanto, nem sempre isso acontece.

No lançamento do game era relativamente simples cumprir todos os objetivos. Porém, conforme as pessoas foram ficando mais experientes, mais complicado tudo se tornou, já que eles desenvolveram estratégias para conseguir se dar bem.

Assassinos

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: Divulgação

Portanto, para os assassinos sobrou o papel de impedir as vítimas de fugir. Caso o jogador tenha upado os atributos certos, os sobreviventes terão um pouco de trabalho, principalmente para fugir do Leatherface.

Isso porque ele, quando está com a serra upada, pode matar os personagens com pouquíssimos golpes, além de conseguir quebrar passagens e dificultar a vida de quem está tentando escapar.

Para ajudar nessa tarefa, é possível eletrocutar caminhos, trancar passagens e colocar armadilhas e cadeados para que os sobreviventes percam tempo para desarmá-los.

Escolhendo seu personagem e upando

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: blog KaBuM!/Luiz Nogueira

Como citado, é necessário escolher os atributos certos para upar os personagens para que se adapte ao estilo de jogo. Não adianta escolher uma vantagem ofensiva se o seu personagem é mais focado em fazer as coisas escondido.

Isso fica evidente no momento em que devemos escolher alguém para jogar. Cada um possui uma habilidade diferente. Enquanto uns conseguem abrir cadeados instantaneamente, outros conseguem aguentar mais dano dos assassinos por um período determinado.

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: blog KaBuM!/Luiz Nogueira

Do lado da família, alguns envenenam os sobreviventes, colocam armadilhas, conseguem distinguir pegadas e, por fim, serram as vítimas ao meio. É muito variado e há a promessa de se tornar mais ainda, com a chegada de novos personagens em breve.

Porém, aqui vai minha primeira crítica ao game: a árvore de habilidades é limitada e, por isso, exige muito planejamento para ser upada. Apesar disso, é possível redistribuir os pontos e começar do zero, mas parece muito complicado para aqueles que só querem entrar no jogo e jogar.

The Texas Chain Saw Massacre é repetitivo?

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: Divulgação

Apesar de ser um jogo em que os itens aparecem aleatoriamente, há coisas que tem locais fixos para aparecer. Depois de jogar um punhado de partidas nos poucos mapas disponíveis, já é possível saber os possíveis localizações de itens-chave, bem como dos frascos de cura, por exemplo – que são fixos.

Isso torna a experiência cansativa depois de um tempo, principalmente para quem gosta de jogar muitas partidas seguidas, já que sabem o que deve ser feito, onde fazer e como fazer.

Confesso que, no começo, me vi muito perdido e morria de medo dos assassinos – algo que, por exemplo, tive com Dead by Daylight quando comecei a jogar. Fiquei feliz do game conseguir resgatar esse sentimento, mas que logo foi embora por ser algo repetitivo.

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: Divulgação

Não me entendam mal, eu gostei muito do game, vou continuar jogando por muito tempo, mas eu tenho mais motivos para dar pausas de alguns dias entre as sessões de jogo do que para jogar sem parar.

Resta saber se a Sumo Digital vai conseguir manter o game vivo com adições de novos mapas e personagens, ou se teremos outro game que vai cair no esquecimento por sempre trazer a mesma coisa.

Conclusão sobre The Texas Chain Saw Massacre

The Texas Chain Saw Massacre

Imagem: Divulgação

Poderia ficar o dia todo falando sobre características que me agradam em The Texas Chain Saw Massacre, embora alguns dos problemas citados me incomodem profundamente. Espero que o jogo consiga conquistar cada vez mais público para que tenhamos mais opções de jogos assimétricos.

De qualquer forma, o título consegue evocar o que há de melhor no gênero ao trazer desafio, momentos desesperadores e até engraçados para as partidas. Jogar isso com amigos é uma das coisas mais divertidas que você pode fazer, vai por mim.

Vale lembrar que The Texas Chain Saw Massacre está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X – além de ter sido lançado day one no Game Pass.

Para realização desta análise, recebemos uma chave para PlayStation 5.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários