A X Corp (ex-Twitter) atualizou a sua política de privacidade e, agora, afirma que pedirá por dados biométricos e histórico trabalhista de seus usuários. De acordo com a empresa, a ideia por trás da medida é “coletar os dados para fins de segurança, proteção e identificação”.

A nova política foi vista e relatada primeiro pela Bloomberg, que lembrou também que a coleta do histórico curricular de cada usuário provavelmente será usado para recomendações mais refinadas em sua recém-anunciada plataforma de empregos.

X Corp, ex-Twitter

Imagem: reprodução/Linda Yaccarino

É importante citar que a X já foi nomeada como ré em um processo justamente por esse assunto: segundo a documentação, a empresa liderada por Elon Musk e Linda Yaccarino já vinha fazendo este tipo de coleta por meio de qualquer foto publicada em sua plataforma, desde que ela mostrasse algum rosto, mas não informava seus usuários da ação.

No que tange à parte biométrica, há informações (ainda não confirmadas) de que o X estaria prestes a lançar ferramentas de login sem senha – uma saída para isso seria o uso de impressões digitais ou dados oculares como a íris do usuário ou ainda o rosto para reconhecimento facial.

A nova política ainda não foi implementada na página pública do X, que ainda apresenta a versão atual. Nela, não há menções à coleta de dados biométricos ou histórico de empregos. No topo da página, no entanto, há a informação de que a política vai ser alterada a partir de 29 de setembro de 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários