Antes uma ferramenta disponível apenas como plugin, o Firefox Relay foi integrado de fábrica ao navegador Firefox, conforme anúncio feito pela própria Mozilla. A organização que mantém ambas as aplicações disse que a medida vem no intuito de ampliar a proteção e privacidade do usuário contra a exposição a riscos de segurança na internet.

O Firefox Relay não é uma “nova” ferramenta, considerando que ela já existe há tempos. Anteriormente, porém, ela só era acessível por meio da instalação de um complemento próprio. Em outras palavras: muita gente sequer sabia que ela existia. Agora, no entanto, a coisa muda: você instalou o Firefox? Então você já tem o Firefox Relay.

O uso do Firefox Relay é bem simples: com ele, você consegue criar um endereço de e-mail que servirá apenas a um propósito, podendo ser desativado em seguida. A isso, damos o nome de “máscara”, aliás.

Digamos que você esteja preenchendo um formulário de pesquisa de mercado. Nada errado com isso, mas a ação vem com um problema: empresas por trás dessas avaliações geralmente pegam seu e-mail para enviar mensagens de propaganda por meses depois, lotando sua caixa de entrada com lixo que, de outra forma, seria bem entediante de cuidar.

Com o Relay, você cria um e-mail específico para essa pesquisa, a responde como quer e, depois, pode desativar o endereço com um ou dois cliques. De um lado, você respondeu ao formulário que precisava; de outro, você escapa dos anúncios constantes das empresas.

Também dá para usar o Firefox Relay como um serviço dedicado para armazenar mensagens de relativa importância, mas que você não quer ver lotando a sua caixa principal: comprovantes de compras e notas fiscais, por exemplo. Você não precisa desabilitar a máscara se não quiser, mas só de ver os e-mails mais enfadonhos fora do seu endereço mais importante, já é um belo ganho.

Ah, sim. A gente já falou disso no passado, mas o Firefox Relay também gera “máscaras” telefônicas, para quando você tem que preencher informações na rede com número de telefone ao invés do e-mail. Convenhamos, spam via mensagens de texto (SMS) ainda é uma tática em alta para golpes, então toda prevenção é válida.

A integração do Firefox Relay ao navegador da Mozilla já está valendo, e você pode baixar o navegador pelo próprio site da organização.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários