De saída, mas ainda rei: PlayStation 4 é o console mais popular para brasileiros
Levantamento conduzido pela Pesquisa Games Brasil revela que console da geração passada ainda vive em 36,3% das casas do paísBy - Rafael Arbulu, 24 agosto 2023 às 16:28
O PlayStation 4 pode ser um console “da geração passada”, mas ele ainda é o rei do Brasil: segundo estudo da Pesquisa Games Brasil, que chega à sua 10ª edição em 2023, o “azulejão preto” da Sony ainda é encontrado em 36,3% dos lares brasileiros.
O mesmo levantamento, entretanto, aponta para um crescimento notável das plataformas de geração atual – PlayStation 5 e Xbox Series S e X. O “atual” da Sony ficou em terceiro lugar no ranking de plataformas mais populares do país, com 18% do público.
Talvez um detalhe interessante é o de que, no segundo lugar, ainda aparece um aparelho da geração retrasada: o Xbox 360, da Microsoft, foi o concorrente direto do PlayStation 3 e antecessor ao Xbox One, mas ele ainda é visto em 25,1% dos lares nacionais.
Já os aparelhos atuais da Microsoft – os “irmãos” Xbox Series S e Xbox Series X – estão domiciliados em 7,1% e 6,7% das casas, respectivamente.
A justificativa para esse ranking nacional pode, ainda, residir no preço: consoles da geração atual flutuam nas prateleiras por valores médios de R$ 4 mil em suas versões máximas (leitor físico no PS5, e o Xbox Series X). Considerando que não é todo mundo que tem esse valor para despender em um console de jogos, é natural que o espaço permaneça ocupado pelos aparelhos que a maioria já tem.
O PlayStation 4 deixou de ser fabricado pela Sony em janeiro de 2021 (exceto pela versão Slim, ainda em produção), mas ainda tem relativo suporte da comunidade e das empresas: Assassin’s Creed Mirage, por exemplo, será lançado em outubro e o console negro será um de seus contemplados.
Há também que se notar que saímos da pandemia da COVID-19, que trouxe um impacto bastante problemático à cadeia de produção dos novos consoles: chips de processamento entraram em uma baixa histórica, reduzindo o estoque de aparelhos disponíveis e, consequentemente, o volume de vendas.
Entretanto, a adoção dos dispositivos mais recentes vem crescendo: o PlayStation 5 teve um crescimento de 3,2% de adoção em relação à pesquisa do ano passado, ao passo em que os aparelhos da Microsoft ampliaram suas presenças, respectivamente, 1,4% e 1,5%.
Comentários