A franquia RIDE sempre se destacou por ter a proposta contrária de muitos jogos de esporte: ser anual. Isso faz com que, sempre que um novo jogo sai, ele traga muitas novidades em relação ao anterior – além de se manter atualizado por anos via conteúdo extra.

Com a chegada do quinto jogo, isso não foi diferente, já que estamos diante de um dos jogos de corrida de moto mais interessantes feitos até então, e que se aproveita muito bem do que a atual geração de consoles pode oferecer.

No entanto, é importante citar que o jogo busca ser um simulador, isso faz com que não seja necessariamente amigável com jogadores inexperientes ou que acham que esse é só mais um game de corrida.

Didático antes e entre as corridas

RIDE 5

Imagem: Divulgação

RIDE 5 possui muitas características e uma delas é, mesmo sendo meio complexo de se entender, ele é muito didático em tudo que se propõe. Portanto, quem conseguir se dedicar, vai aprender muito e provavelmente se dar bem.

Isso porque o título oferece verdadeiras aulas sobre marcas, peças das motos e até sobre as competições. O jogador consegue aprender muito sobre diversos assuntos relacionados ao mundo das motos esportivas.

Do tutorial ao jogo

RIDE 5

Imagem: Divulgação

O tutorial também é bastante informativo, pois oferece uma forma para se conhecer os principais controles e a física presente no jogo, bem como as opções de marcha e frenagem durante os circuitos.

Depois disso, é possível criar a aparência do piloto – mesmo que com opções limitadas – e trajes. Por fim, antes de partir para as competições, é possível escolher uma moto entre mais de 100 opções.

RIDE 5

Imagem: Divulgação

Aqui, a personalização é totalmente o foco. As cores podem ser mudadas, decalques aplicados e até peças físicas da moto podem ser alteradas para ajudar no desempenho.

Como era de se esperar, o jogador vai começar como um piloto amador que tem o sonho de chegar ao circuito profissional. No meio do caminho, conforme se corre, mais habilidades e motos vão sendo ganhas, o que ajuda durante a jogatina.

RIDE 5

Imagem: Divulgação

No entanto, não temos necessariamente uma história linear, já que as narrações são pontuais e não servem necessariamente para contar uma história. Mas, não se engane, apesar de ser o principal modo, a narrativa não é o foco.

A ideia de RIDE 5 é desafiar os jogadores em circuitos cada vez mais complexos. Ao todo, são 44 pistas diferentes, entre verdadeiras e fictícias.

Facilidade inicial

RIDE 5

Imagem: Divulgação

Apesar de ser um jogo bastante complexo, como já citado, RIDE 5 tenta ser bastante didático em muitos aspectos de jogabilidade. Para isso, foi implementado um sistema totalmente customizável, o que é um dos maiores acertos da edição.

Com ele, é possível escolher quais aspectos de jogabilidade serão adotados durante as corridas, o que ajuda, em partes, na hora de aprender como as coisas funcionam. Porém, não se engane, não há colher de chá por ser novato. Essa ajuda serve apenas para dar uma direção de como aprender as mecânicas.

RIDE 5

Imagem: Divulgação

Por ser um título de simulador, é comum que isso esteja presente – e exija muito treino para aperfeiçoamento das habilidades. Portanto, antes de comprar o game, tenha em mente que ele exige muita dedicação – por isso, se acostume a ficar em último nas primeiras corridas até pegar o “jeito”.

Clima dinâmico e os gráficos

RIDE 5

Imagem: Divulgação

O trabalho das pistas é excepcional, principalmente por conta do sistema de nuvens e clima. Isso torna todas as corridas imprevisíveis, já que nunca é possível saber como o lugar estará e quais cuidados devem ser tomados.

A física das gotas de chuva é um show à parte. Isso, aliado ao design de som, traz uma imersão que eu não experimentava em nenhum simulador há tempos.

RIDE 5

Imagem: Divulgação

Mas não é só na parte de física do clima que RIDE 5 se destaca. Estamos diante de um dos jogos mais bonitos da geração até o momento. Os gráficos são quase fotorrealistas, o que ajuda ainda mais na imersão citada.

Conclusão

RIDE 5

Imagem: Divulgação

RIDE 5 é uma experiência bastante interessante, que equilibra dificuldade com o realismo. Além disso, os gráficos se destacam como poucos jogos atualmente, pois trazem um realismo de cair o queixo, seja nas paisagens ou no design das motos.

RIDE 5

Imagem: Divulgação

No entanto, tenha em mente que o jogo exige bastante dedicação para o entendimento das mecânicas, mesmo assim, há diversos tutoriais que ensinam o básico sobre tudo. Além disso, mesmo nas dificuldades baixas, é normal sofrer um pouco até pegar o jeito.

De qualquer forma, RIDE 5 é um prato cheio para quem busca um ótimo simulador, que consegue oferecer o realismo necessário para que os jogadores se sintam verdadeiros pilotos de moto. r

RIDE 5 já está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.

Para esta análise, o blog KaBuM! recebeu uma chave para a versão de PS5.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários