8 curiosidades de Minecraft que você provavelmente não sabia
Desenvolvimento "às pressas" e inimigos criados por acidente são alguns fatos curiosos da trajetória de Minecraft; confiraBy - Igor Shimabukuro, 22 agosto 2023 às 18:00
Com mais de 238 milhões de cópias vendidas no mundo todo, Minecraft figura como o segundo jogo mais comercializado da história dos vídeogames. Não há como negar: mesmo quem nunca jogou provavelmente já ouviu falar do jogo — seja na internet ou nos encontros com os primos mais novos.
E como é de se imaginar, um título com mais de uma década de “vida” também traz uma trajetória repleta de curiosidades e informações que ninguém achava que precisava saber até descobrir sobre.
Infelizmente, compilar todas as curiosidades do game da Mojang Studios e um mero texto seria algo impossível — ou algo próximo disso. Mas para não deixar a comunidade na mão, o blog KaBuM! separou oito fatos preciosos de Minecraft que nem todo player deve conhecer.
8 curiosidades sobre Minecraft que você provavelmente não sabia
- Minecraft foi criado em menos de uma semana
Por mais que seja um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, Minecraft foi criado às pressas — literalmente. No caso, o programador e designer Markus Persson trabalhou no título entre 10 de maio de 2009 e 16 de maio daquele mesmo ano. A versão alfa estreou no dia seguinte, no dia 17.
Naturalmente que diversas atualizações foram feitas nos meses seguintes. Mas a versão “completa” do game só foi ao ar dois anos depois, em novembro de 2011.
- Cave Game foi o primeiro nome imaginado
Talvez muitos não saibam, mas o nome original do jogo criado por Persson era… Cave Game. Eventualmente, o título foi alterado para Minecraft: Order of the Stone e, posteriormente, reduzido para apenas Minecraft antes de ser disponibilizado para os jogadores.
- O easter egg “Minceraft”
Ainda falando sobre o nome do jogo, há um easter egg cômico envolvendo o game da Mojang Studios: uma a cada 10 mil vezes que o player abrir o título, verá o nome Minceraft ao invés da forma correta Minecraft.
Demora para isso acontecer? Sim. Faz alguma diferença na jogatina? Não. Mas foi um elemento engraçado adotado que, de certa forma, quebra a mesmice da tela inicial.
- Creepers surgiram por acidente
Em alguns casos, acidentes podem se tornar grandes acertos. E uma ótima prova disso são os Creepers, um dos inimigos mais famosos em Minecraft, que foram criador a partir de um erro de codificação.
Originalmente, Markus Persson queria criar porcos. Mas uma troca nas dimensões de altura ao invés de comprimento deu luz a uma estranha criatura que caiu nas graças do povo e tornou-se um dos principais ícones do game.
- Universos não são infinitos
Há quem acredite que Minecraft trata-se de um sandbox de mundo aberto sem fim — inclusive, ele chegou a ser comercializado assim. Mas embora o universo seja realmente gigante, ele não é infinito.
Isso porque existe uma Fronteira Mundial, a 30 milhões de blocos do centro do mapa, que bloqueia o avanço dos jogadores. A tal fronteira é impenetrável e, quanto mais próximo o jogador chegar dela, mais bugs serão reportados.
- Dragon Egg: o item mais raro do jogo
Há diversos itens raros no game da Mojang Studios. Mas o mais precioso deles trata-se do Draggon Egg (“Ovo de Dragão”, em tradução livre).
O bloco em questão só aparece uma vez quando o Ender Dragon for derrotado. E curiosamente, trata-se de um item meramente decorativo.
- Um dia em 20 minutos
Quem já ficou viciado em um game provavelmente sentiu que o tempo passa mais rápido durante as jogatinas. E em Minecraft, isso é totalmente real: afinal, um dia completo in-game representa 20 minutos na vida real — assim como uma semana no universo de blocos equivale a duas horas e vinte minutos no mundo de verdade.
- Minecraft é um exímio recordista
Por fim, uma prova do sucesso de Minecraft é sua presença no Guinness Book. E muito além de números de downloads e vendas, o jogo figura no Livro dos Recordes com diversos feitos conquistados (maior ponte construída in-game, skin mais baixada, entre outros).
Comentários