O metaverso pode não estar ‘tão no fim do hype’ quanto pensávamos
Estudo da Bain & Company estima que experiências virtuais interativas podem fazer do metaverso uma indústria quase trilionária em 2030By - Rafael Arbulu, 19 agosto 2023 às 16:00
Apesar de muita descrença, parece que o metaverso ainda não está de todo derrotado. Bem o oposto, na verdade: de acordo com um novo estudo, a tecnologia que fez o Facebook deixar de ser o Facebook pode se tornar quase trilionária até 2030.
A pesquisa foi conduzida pela Bain & Company, que afirma seus resultados com base no aumento de experiências virtuais interativas – especificamente, a crescente adoção da realidade virtual (VR), mista (MR), aumentada (AR) e extendida (XR), entre outras benesses do setor.
Pelo estudo, o crescimento do metaverso deve ser capitaneado por todas essas experiências imersivas (65%), mas também contará com participação em outras searas, como lojas de aplicativos e sistemas operacionais (10%), dispositivos dedicados (10%), computação e infraestrutura (10%) e, finalmente, ferramentas de criação de conteúdo (5%).
Com isso, a Bain estima que o metaverso deve crescer em faturamento, atingindo números globais na casa dos US$ 900 bilhões (R$ 4,49 trilhões, aproximadamente).
“À medida em que o metaverso rapidamente evolui, nós já vimos esses tipos de tecnologia se firmarem em diferentes indústrias. Essa é uma jornada contínua em direção a experiências mais colaborativas e imersivas, permitidas pelo aprimoramento rápido das tecnologias por trás delas.” – Chris Johnson, sócio da Bain & Company
Nós já falamos em várias oportunidades no passado sobre como o conceito de “metaverso” ainda não havia decolado, mas também ressaltamos que o tema ainda carecia de ser devidamente explorado – era cedo demais para descrevê-lo como “perdido”, apesar de o quadro atual mostrar exatamente isso.
Convenhamos, a Meta, que tem muito dinheiro no caixa, já passou de US$ 24 bilhões em investimentos no setor e, até agora, não mostrou praticamente nenhum resultado.
O estudo da Bain, no entanto, ressalta que “metaverso” nunca será “uma” aplicação, mas sim um ecossistema completo, onde diversas empresas poderão criar soluções mais abrangentes, que atuam em várias instâncias e indústrias.
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