O Google confirmou que passará a atualizar o navegador Chrome semanalmente, com finalidades de aprimorar a segurança de navegação de seus usuários. Atualmente, o browser lidera o setor na internet, com 2,65 bilhões de internautas usando-o globalmente, segundo o Earthweb.

A prática foi anunciada no blog da empresa de Mountain View, que também aproveitou a postagem para anunciar que, além das atualizações semanais, um update “geral” também será disponibilizado todo final de mês – meio que uma preparação de segurança mais robusta, que “amarra” as mudanças semanais.

Chrome em um MacBook da Apple

Imagem: Shutterstock

A postagem também informou que a mudança passa a valer a partir da chegada da versão 116 do Chrome. A empresa justificou a mudança na natureza de código aberto do Chromium, o motor open source que serve de base para o Chrome e mais uma parcela considerável de outros navegadores.

“Essa abertura tem benefícios que nos permitem testar correções e descobrir bugs, mas também vem a um preço: maus atores possivelmente poderiam tirar vantagem da visibilidade dessas correções e desenvolver brechas que poderiam ser aplicadas contra usuários que ainda rodam em versões desatualizadas. A exploração de uma falha de segurança conhecida e consertada é referida como ‘falha Dia N’. É por isso que nós acreditamos ser extremamente importante mover atualizações de segurança o quanto antes, para minimizar essas falhas.” – Google

Em resumo: a natureza de código aberto do Chrome permite que toda a comunidade de desenvolvedores identifique falhas, mas hackers também podem ver essa evolução e contra-atacar políticas de segurança e programar ciberataques tão atualizados quanto.

Infelizmente, não há como um técnico saber “quais” falhas são de natureza “Dia N”, então o Google decidiu tratar toda e qualquer brecha como uma prioridade máxima de segurança. Consequentemente, as atualizações semanais podem encurtar o tempo disponível para, digamos, um hacker ver um update e criar alguma brecha mais atualizada ou evidente.

Como sempre, a recomendação é a de sempre manter seus navegadores – na verdade, qualquer aplicativo instalado em smartphones, tablets e PCs – em suas versões mais recentes. No caso do Chrome, a atualização pode até ser automática, mas não é bom contar apenas com ela: para forçar o processo manualmente, você deve clicar nos três pontos verticais no campo superior direito, acessar a opção “Ajuda”, seguida de “Sobre o Google Chrome”.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários