Uma nova atualização para o Windows 11 finalmente desabilita a Cortana, a assistente virtual da Microsoft que nasceu em abril de 2014 como uma concorrente da Siri, da Apple. Inicialmente projetada para o Windows Phone, a ferramenta já vinha sendo desabilitada aos poucos e, com o seu fim no sistema operacional atual, ela está praticamente enterrada.

A atualização disponibilizada pela Microsoft é especificamente desenhada para a Cortana, só que, ao invés de atualizar algum recurso, o update serve para desabilitá-la. Depois de instalar o novo arquivo, ao tentar inicializá-la, você receberá um aviso dizendo que “a aplicação foi depreciada”, junto de um link para a página de suporte da empresa.

Cortana no Windows

Imagem: yougoigo/shutterstock.com

O “fim” da Cortana foi sacramentado em 2019, quando o CEO da Microsoft – Satya Nadella – admitiu que ela havia ficado para trás de seus competidores. Sem a possibilidade de fazer frente à Siri, à Alexa e ao Google Assistente, a aplicação foi alterando a sua natureza, deixando de ser uma assistente virtual para limitar-se apenas a conduzir buscas esporádicas no Bing.

Eventualmente, o seu desligamento foi confirmado pela Microsoft, que iniciou o processo dando fim ao app dedicado no Android e iOS. Depois, veio o Windows 10 e, agora, o seu fim chega ao Windows 11. Com isso, a Cortana está efetivamente “morta” em todos os canais de consumo da empresa.

Falta ainda desligar a aplicação em outras searas: ainda é possível usar a Cortana – em grau reduzido – em softwares como o Microsoft Teams e no Outlook. O primeiro deve parar o uso da assistente no outono deste ano (a partir de setembro). Estranhamente, ela continuará disponível em toda a sua plenitude no segundo.

Paralelamente, a Microsoft está trabalhando no “Copilot”, uma barra lateral inteligente que pode ajustar configurações do Windows e usar o Bing Chat (o combo “Bing + ChatGPT” que já noticiamos aqui no site) para fazer buscas na internet e recomendar informações.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários