Alguém reimaginou ‘Resident Evil 4’ como um side scroller – e não é que ele ficou bonitinho?
O modder ‘DooMero’ usou um motor gráfico que lhe permitiu fazer o ‘demake’ do jogo, dando ares ‘retrô’ a um dos grandes sucessos da CapcomBy - Rafael Arbulu, 12 agosto 2023 às 12:32
Já imaginou se Resident Evil 4 fosse um jogo 2D de progressão lateral – mais conhecido como side scrolling? Pois o modder ‘DooMero’ já. Na verdade, ele imaginou com tanta força que literalmente recriou o jogo da Capcom nesse formato – e o resultado é algo bem interessante de se ver.
Em seu canal no YouTube, ‘DooMero’ publicou dois vídeos, exibindo o clássico da publisher japonesa (e que recentemente ganhou um remake bem sucedido) em sua exibição mais “retrô” possível, como você pode ver abaixo:
Para criar o feito acima, o modder usou um motor gráfico chamado “GZDoom”, que é especificamente desenhado para “estragar” texturas em alta definição e, consequentemente, uma escolha óbvia para criar “demakes” – ou seja, deixar um jogo hi-end com cara de low end ou retrô.
Vale lembrar que Resident Evil chegou a ganhar um demake de forma oficial: a Capcom lançou uma versão “reduzida” de Resident Evil 2 para o portátil Game.com. Sim, a gente sabe: você não lembrava dele, até porque nem a gente lembrava – ainda bem: aquele demake era incrivelmente podre de ruim.
Já esse demake, com Resident Evil 4, ainda que não oficial, é bem interessante: ele tem o mesmo visual de um jogo que você esperaria de algum Game Boy do passado. E a fluidez com que ele corre torna a coisa ainda mais aprazível de ser jogada.
O que é uma boa notícia: rumores apontam que ‘DooMero’ pensa em lançar uma versão demonstrativa jogável do projeto, mas ainda não se sabe se, quando, como ou onde ele deve fazer isso.
Convenhamos, bacana como a Capcom pode ser, Resident Evil é uma propriedade intelectual protegida da empresa, então para ela “fazer a Nintendo” e mandar uma carta de cessão e desistência é bem rápido…
Comentários