Quem é amante de jogos de luta certamente já jogou Tekken na vida. E quem é fã deve estar com saudades da franquia, que não dá as caras na indústria desde 2015. A boa notícia é que a espera está prestes a acabar, já que Tekken 8 está chegando em 2024.

Sim, você não leu errado: a Bandai Namco — sempre ela — novamente trará mais um título Tekken para o mercado. E dessa vez, a experiência será lançada para PC e consoles next-gen (PlayStation 5 e Xbox Series X|S).

Vai levar um tempo até o game chegar às prateleiras? Vai. Mas no último fim de semana, ocorreu um beta fechado de Tekken 8, que deu a chance para alguns players testarem todo o trabalho feito até agora. Naturalmente que o blog KaBuM! não perdeu a oportunidade.

E o parecer de toda essa experiência no beta fechado de Tekken 8 você confere abaixo.

Guerra de família continua

Sim, é certo que porradaria pode ser a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em Tekken 8. E que jogos de luta talvez não apresentem um enredo tão denso quanto RPGs de mundo aberto. Mas por trás dessa nova entrada da franquia, há uma história.

E no caso, o título continua a trágica saga da linhagem Mishima e suas disputas de pai e filho que abalam o mundo. De um lado, Kazuya abusa das forças G Corporation para declarar guerra ao mundo. Do outro, Jin, filho de Kazuya, tenta impedir o reinado de terror de seu pai.

E logo na cinemática inicial, vemos uma batalha frenética entre Jin e Kazuya em uma cidade destruída.

De resto, sabe-se que teremos a volta de Jun Kazama — mãe de Jhin que esteve ausente da franquia por mais de 25 anos — e que Jin será obrigado a enfrentar seu destino de frente.

O restante da história será revelado quando Tekken 8, enfim, for lançado oficialmente.

Catálogo de velhos conhecidos

Ao menos no beta fechado, Tekken 8 apresentou 16 personagens — que já figuraram em títulos anteriores — com seus característicos estilos de luta. E são eles:

  • Asuka (artes marciais do estilo Kazama)
Asuka - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Hwoarang (taekwondo)
Hwoarang - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Xiaoyu (artes marciais baseadas em Baguazhang e Pinguazhang)
Xiaoyu - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Jin (karatê)
Jin - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Kazuya (karatê do estilo Mishima)
Kazuya - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • King (luta livre)
King - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Paul (base no judô)
Paul - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Bryan (kickboxing)
Bryan - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Claudio (feitiçaria exorcista)
Claudio - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Law (artes marciais)
Law - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Jack-8 (força bruta)
Jack-8 - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Nina (técnicas de assassinato)
Nina - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Jun (artes marciais do estilo Kazama)
Jun - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Leroy (wing chun)
Leroy - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Lars (artes marciais da Força Tekken)
Lars - Tekken 8

Imagem: reprodução

  • Lili (estilo autodidata)
Lili - Tekken 8

Imagem: reprodução

E a boa notícia é que outros personagens devem chegar, uma vez que o próprio site de Tekken 8 mostra cards no catálogo de personagens com pontos de interrogação.

Relembrando os velhos tempos

Antes de falarmos sobre a gameplay vale destacar que os testes feitos pelo blog KaBuM! aconteceram apenas no beta fechado de Tekken 8, limitado a jogos PvP online e modo tutorial. Logo, a análise será focadas em pontos como combate e gráficos.

Começando pelos gráficos, é perceptível uma grande melhora nos visuais. Não que Tekken 7 fosse “feio”, mas é preciso lembrar que trata-se de um jogo lançado em 2015 — ainda para consoles de antiga geração. E de lá para cá, a tecnologia se desenvolveu de forma brutal.

E isso fica claro in-game. Os personagens estão menos “quadrados” e muito mais realistas. Além disso, os ambientes de fundo em todos os mapas testados (cinco ao todo) estão mais detalhados, enquanto as animações de movimentos dos personagens também foram otimizadas.

Tekken 8

Imagem: Igor Shimabukuro/blog KaBuM!

Já partindo para a gameplay, não há muito o que dizer: Tekken 8 promete muita ação e competitividade e consegue entregar tudo. Quem está acostumado com a franquia deve se familiarizar facilmente, mas mesmo não entusiastas de fighting games podem acabar vidrados no game.

Aliás, muitos que pararam em títulos mais antigos da franquia (como Tekken 5, por exemplo) podem sentir um mix de nostalgia e entusiasmo pela atualidade do game.

Sem segredos sobre os combates: cada lutador possui mecânicas únicas baseadas em seus respectivos estilos de luta característicos. Mas aqui, vale destacar como socos, chutes, agarrões e outros golpes estão fluídos e cheios de animações para dar mais dinâmica ao game.

Tekken 8

Imagem: Igor Shimabukuro/blog KaBuM!

Em questões de mecânicas, vale mencionar um novo sistema de Heat. No caso, a barra de Heat (que pode ser ativada somente uma vez por round) fica logo abaixo da barra de vida e, uma vez ativada, torna o seu personagem ainda mais forte.

Heat System em Tekken 8

Imagem: Igor Shimabukuro/blog KaBuM!

O estado Heat pode ser ativado tanto por meio de um simples comando ou por meio de golpes específicos, chamados de Heat Engager. E enquanto o player estiver no modo Heat, ele estará habilitado para realizar ataques mais fortes ou mesmo o Heat Smash — um combo que tira bastante vida.

Golpe no Heat System em Tekken 8

Imagem: Igor Shimabukuro/blog KaBuM!

Ainda na questão de mecânicas, há o sistema Rage, que é automaticamente ativado quando o personagem estiver com pouca vida. Superficialmente falando, é basicamente o especial do personagem, que pode ser realizado uma única vez e causa muito dano aos inimigos.

[Preview] Tekken 8 traz novidades, sem deixar de lado a nostalgia
[Preview] Tekken 8 traz novidades, sem deixar de lado a nostalgia

De maneira geral, os combates se mostraram sólidos, dinâmicos e bonitos. E as novas mecânicas de combate introduzidas trouxeram novidades ao título da icônica franquia de luta.

Mas afinal, Tekken 8 vale ou não e pena?

Cravar uma resposta para um jogo que ainda nem foi lançado seria algo insensato — até porque algumas coisas podem mudar até o lançamento oficial. Mas com base no que foi experimentado, Tekken 8 se mostrou muito promissor e necessário para os consoles next-gen.

Tekken 8

Imagem: divulgação

Os gráficos foram brutalmente otimizados em relação ao jogo anterior. Enquanto isso, novas mecânicas trouxeram novidades, mas sem deixar de lado a nostalgia dos jogos mais antigos da franquia. Tanto que jogatinas em pleno 2023 podem rememorar facilmente gameplays de 2004.

Uma das críticas refere-se a algumas figuras caricatas que ficaram de fora do game, como Yoshimitsu, Steve Fox, Eddy e Mokujin. Ao mesmo tempo é preciso lembrar que ainda estamos no beta fechado de Tekken 8 e a própria Bandai Namco já revelou que novas carinhas vão chegar.

Mas de todo modo, trata-se de um ótimo título para se ter na biblioteca, seja para jogatinas conjuntas ou para competições individuais. E por ora, resta mesmo esperar, já que Tekken 8, programado para chegar ao PlayStation 5, PC e Xbox Series X|S, vai estrear somente em algum momento de 2024.

*O game foi analisado por meio de uma cópia para PC (via Steam) fornecida pela Bandai Namco.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários