PlayStation 5 chega a 40 milhões de consoles vendidos em meio a rumores de novo design
Lançado em 2020, PlayStation 5 segue o líder do mercado, mas amarga ecossistema “incompleto” frente à concorrente MicrosoftBy - Rafael Arbulu, 27 julho 2023 às 16:20
A Sony está celebrando a marca de 40 milhões de unidades vendidas do PlayStation 5 – um feito que, segundo a própria japonesa, seria “uma tarefa impossível” não fosse o apoio de sua comunidade. Os dados contemplam o período desde o lançamento do aparelho até o dia 16 de julho: para fins comparativos, o PlayStation 4 dois meses antes em maio de 2016 – o console da geração anterior ainda é o mais veloz em vendas e o maior em total consolidado de toda a indústria de jogos.
De acordo com o comunicado divulgado pela fabricante, o PlayStation 5, lançado em novembro de 2020, enfrentou duras penas ao ter que lidar com os problemas causados pela COVID-19, mas aparentemente já conseguiu normalizar a oferta do console e seus acessórios, repondo estoques e assegurando a disponibilidade do console em um período bastante conturbado para várias indústrias.
“Apesar dos desafios sem precedentes enfrentados durante a pandemia de COVID-19, nossos times e parceiros trabalharam cuidadosamente para entregar o PS5 no prazo. Nós continuamos a enfrentar adversidades com a pandemia e levou alguns meses para que os suprimentos se normalizassem e conseguíssemos normalizar o estoque para atender a demanda.
Por mais meses do que gostaríamos de lembrar, continuamos agradecendo à nossa comunidade por sua paciência enquanto trabalhávamos nesta questão. Mas agora o suprimento do PS5 está bem abastecido e estamos vendo essa demanda reprimida finalmente sendo atendida.” – Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment
O comunicado assinado pelo “chefão” ainda ressalta que este é “o melhor período” para se comprar um PlayStation 5, já que os problemas causados pela pandemia vão aos poucos sendo superados ao mesmo tempo em que o console conta com um portfólio de lançamentos bem interessantes – por nome, o presidente cita Street Fighter 6, Final Fantasy XVI e Diablo IV.
O sucesso do PlayStation 5 é refletido em dados: um levantamento feito em fevereiro pela Ampere Analysis constatou que o console da Sony estava em 12 milhões de unidades à frente do concorrente Xbox Series S/X, da Microsoft – efetivamente, o líder de mercado em número total de vendas. O Statista afirma que o Xbox Series – que vem em duas versões – tem um total de vendas de 21 milhões de unidades até abril de 2023.
Entretanto, o mesmo levantamento concluiu que o “lado Microsoft do rolê” traz um ecossistema mais robusto e completo, casando ofertas entre várias plataformas – notavelmente, o Game Pass, que é distribuído entre Xbox e PC e costumeiramente traz lançamentos no primeiro dia de disponibilidade, de graça, para seus assinantes.
Vale lembrar que os dados também foram divulgados após o fim da “celeuma” entre as duas empresas no que tange à aquisição da Activision Blizzard: a Sony, que se opôs à Microsoft no caso, se viu derrotada repetidas vezes na justiça, e a Microsoft provavelmente deve finalizar o acordo – avaliado em aproximados US$ 70 bilhões (R$ 332,37 bilhões) – praticamente sem impedimento.
PlayStation 5 deve receber novo design logo menos
A chegada dos números atualizados tem um timing que favorece a Sony em outro aspecto: depois de quase três anos de mercado, o PlayStation 5 deve receber uma – ou mais – releitura de design. Há quem antecipe um PlayStation 5 Slim ainda este ano, com capacidade de acoplar um leitor de discos externos (que a Sony provavelmente venderá separadamente, como um acessório).
Obviamente, por enquanto isso não passa de especulação, mas só aqui no blog KaBuM! você já deve ter visto o assunto flutuar nas nossas publicações pelo menos três vezes. A vinda de uma nova versão do console, hoje, é um rumor bem consistente.
Vale citar que uma “nova versão” de um aparelho existente tende a favorecer também o volume de vendas, então é provável que a “crista da onda” surfada pelo PlayStation 5 neste momento ainda perdure mais alguns meses.
Comentários