Diablo 4 vem sendo vítima de um ataque de ‘review bombing’, cortesia de uma recente atualização que desagradou a comunidade. De acordo com o IGN, o jogo lançado pela Blizzard Entertainment em junho viu sua nota em agregadores de review despencar – no Metacritic, por exemplo, ela oscilou entre 2.5 e 2.1 (de 10).

O motivo do descontentamento dos jogadores parece ser o que o jargão técnico chama de nerfing – essencialmente, a redução arbitrária de poderes de personagens do jogo. Em sua atualização mais recente, a Blizzard impôs tal redução nos danos causados por ataques críticos dos seus personagens, além de também reduzir os pontos de experiência contemplados aos jogadores quando eles vencem uma batalha.

Review bombing é uma forma da comunidade ter reconhecidas as suas reclamações: como o cliente Battle.Net não está permitindo que jogadores de Diablo 4 publiquem comentários, eles decidiram postar novas impressões de jogo dentro de portais agregadores de reviews. Como eles permitem a atribuição de notas de forma independente, muita gente falando mal só pode ter um resultado: a queda de avaliações.

Não parece ser esse o caso aqui, mas infelizmente muitos usam review bombing para destilar velhos preconceitos – como ocorreu recentemente com a expansão Burning Shores de Horizon Forbidden West.

Vale citar, no entanto, que a crítica especializada não teve suas notas alteradas, e Diablo 4 é visto pelos especialistas como um jogo de grande sucesso: em apenas cinco dias de seu lançamento, o jogo chegou à marca de US$ 666 milhões em receita, o que, estima-se, corresponde a algo entre 9 e 10 milhões de cópias vendidas.

Em nosso próprio review, o blog KaBuM! mencionou como o jogo é uma das melhores experiências de 2023, ressaltando o “frescor” que o novo enredo focado em uma nova vilã trouxe à franquia, bem como gráficos bastante aprazíveis mesmo com Diablo 4 sendo executado em visão isométrica.

A Blizzard não comentou o caso até o fechamento desta nota.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários