Código no navegador da Samsung indica integração com ChatGPT
A versão beta do Samsung Browser, que vem pré-instalado nos smartphones e tablets da empresa, traz menções à IA da OpenAI no código-fonteBy - Rafael Arbulu, 17 julho 2023 às 16:20
Apesar de alguns rumores anteriores já estarem desmentidos, parece que a Samsung ainda não desistiu de levar a inteligência artificial (IA) generativa em seus dispositivos: o boato da vez é um bem consistente, aliás – a sul-coreana estaria pensando em formas de integrar o seu navegador móvel (Samsung Browser) ao ChatGPT.
A informação – obviamente não confirmada e menos ainda comentada pela empresa – veio por parte do Android Authority, que teve acesso à versão beta do navegador, e ao analisar seu código-fonte, encontrou menções sobre “habilitar” e “desabilitar” a IA generativa da OpenAI. Da forma como a notícia se apresenta, pode ser que a Samsung esteja criando alguma função que permite acessar rapidamente a tecnologia, mas ainda não se sabe de qual forma.
Beta do Samsung Internet Browser menciona ChatGPT
“<code><string name=”pref_chatgpt_enable”>Enable ChatGpt</string>
<string name=”pref_chatgpt_lab_title”>Test ChatGPT</string>
<string name=”pref_chatgpt_model”>ChatGpt Model</string>
<string name=”pref_chatgpt_query”>Query For Summarizing</string>
<string name=”pref_chatgpt_query_other_message”>Enter chatGPT query to test</string>
<string name=”pref_chatgpt_title”>ChatGpt Settings</string></code>”
O ChatGPT como parte de um navegador não é exatamente uma novidade: não bastasse a parceria oficial da OpenAI com a Microsoft (que levou a tecnologia ao buscador Bing), alguns browsers a implementaram como um botão específico de acesso (como é o caso do OperaGX, por exemplo).
O caso da Samsung, no entanto, seria o primeiro uso oficial do ChatGPT em dispositivos móveis – embora existam vários apps dentro da Play Store que prometem acessar o recurso para esta ou aquela tecnologia, a maioria deles são apenas interfaces que levam você ao acesso comum da IA ou, pior ainda, golpes cibernéticos.
Como o Samsung Browser vem pré-instalado nos smartphones e tablets da sul-coreana, a informação pode encontrar solidez, especialmente considerando que o código-fonte mostra claramente algum exercício da IA.
Vale citar que a Samsung e o ChatGPT foram alvo de um rumor anterior, no qual especulações afirmavam que a empresa estaria prestes a abandonar o Google Search em favor do New Bing. A ideia era real, mas a sul-coreana abandonou e manteve-se no padrão que conhecemos, junto do Google. E houve também o fiasco de funcionários da empresa usando o ChatGPT para criar atalhos de trabalho e inadvertidamente colocando segredos da Samsung sob risco.
Se a informação for verdadeira, é provável que a Samsung anuncie a chegada do ChatGPT ao seu navegador móvel durante o Unpacked, seu próximo evento de revelação de produtos e recursos, previsto para transmissão em 26 de julho de 2023 – no mesmo evento, aliás, espera-se que a empresa mostre também a quinta geração de smartphones dobráveis Galaxy Z Flip 5 e Z Fold 5, entre outras coisas.
Comentários