A Samsung lançou neste ano o Galaxy S23, um dos seus celulares topo de linha para o ano de 2023, O celular, claro, promete entregar boas fotos e performance, sendo bem similar ao seu antecessor.

O blog KaBuM! recebeu uma unidade do Galaxy S23 para review e, após passar algumas semanas com o aparelho, conta o que achou. Confira!

Design e acabamento

Assim como nos últimos anos, a Samsung segue bem conservadora quando o assunto é o design dos aparelhos da linha S. Dessa forma, o Galaxy S23 é praticamente idêntico ao Galaxy S22, a não ser pelo fato de suas câmeras estarem mais visíveis devido à falta de um “entalhe” na parte traseira do celular.

Galaxy S23 - acabamento (1)

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

Por sua vez, o resto do acabamento continua com aquele ar premium de sempre e com a parte traseira em vidro, sendo esta protegida pelo Gorilla Glass Victus contra trinco e arranhões. O modelo recebido pelo blog KaBuM! foi o da cor violeta.

A câmera para selfies é do estilo buraco na tela, sendo bem discreta. Em relação a botões, nenhuma novidade, contamos apenas com o botão Power e os de volume. Por sua vez, o aparelho com som estéreo, sendo que os alto-falantes estão posicionados na parte de baixo ao lado da porta USB-C.

No kit do celular, entretanto, temos uma novidade que pode ser considerada muito bem-vinda. Ao menos no conjunto recebido pelo blog KaBuM!, o carregador estava presente no kit, algo que não ocorreu nos últimos anos.

Tela e som

O Galaxy S23 vem com uma tela de 6,1 polegadas com display Dynamic Amoled 2x e taxa de atualização 120 Hz. A sua taxa de brilho alcança até 1200 nits, o que faz com que reflexos na tela não sejam um problema mesmo quando o aparelho é utilizado na rua e exposto a muita luz do dia.

Outro ponto positivo a ser ressaltado é que a taxa de atualização do celular pode ser configurada de forma dinâmica. Dessa forma, ao mesmo tempo em que conteúdos podem ser aproveitados da melhor forma possível, existe uma economia na bateria.

Galaxy S23 - tela

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

Apesar do som do Galaxy S23 ser estéreo, os seus alto-falantes ficam localizados apenas na parte de baixo, algo que pode ser não tão bom, por exemplo, na hora de segurar o celular na horizontal. Por sua vez, em relação à qualidade, não há muito para reclamar.

Além do agudos e médios estarem bem presentes, o volume também acaba sendo satisfatório. E, para finalizar, vale lembrar que o aparelho ainda traz o suporte a tecnologia Dolby Atmos.

Desempenho e bateria

Assim como fez com o Galaxy S22, a Samsung optou por deixar o Galaxy S23 com o processador da Qualcomm no Brasil. Mas antes de entrarmos nos detalhes de como foram os testes, veja a sua configuração:

  • Processador Snapdragon 8 Gen 2
  • 8 GB de memória RAM
  • GPU Adreno 740

Como o esperado de um celular topo de linha, o Galaxy S23 é mais do que rápido para atividades cotidianas como navegar na internet e utilizar aplicativos para conversar com os outros. Não somente nisso, o aparelho também impressiona na hora de realizar atividades mais pesadas, como ao fazer edições de vídeo.

Já para os mais interessados em números, o aparelho marcou 5.127 pontos para atividades Multi-Core e 1.854 pontos para atividades Single-core no Geekbench 6.

Por sua vez, para jogos, o Galaxy S23 também não deixa por menos e roda os títulos mais pesados sem nenhum tipo de problema. Inclusive, aqui fica o elogio para o fato do aparelho não ter esquentado tanto em meus testes mesmo em jogatinas de mais de uma hora de duração.

Galaxy S23 - rodando jogo

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

Em relação a autonomia, o aparelho não me surpreendeu, mas também não decepcionou. Ao utilizar o celular de forma moderada, a sua bateria ficava com a carga entre 15 e 20 por cento ao fim do dia. Já o seu carregamento merece um destaque, uma vez que foi possível carregar 53% da bateria em apenas 30 minutos com o carregador presente em seu kit.

Câmeras

Para as fotos, o Galaxy S23 conta com 4 lentes. São estas:

  • Lente principal de 50 MP com abertura f/1.8;
  • Lente telegráfica de 10 MP com abertura f/2.4 e zoom óptico de 3x;
  • Lente ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2;
  • Lente wide para selfies de 12 MP com abertura f/2.2.

As especificações das câmeras do Galaxy S23 são praticamente idênticas às do Galaxy S22, mas isso não significa que o celular não faça um belo trabalho. Independentemente de o ambiente estar bem ou pouco iluminado, os registros com a lente principal são repletos de detalhes, sendo que as cores, apesar de vivas, não são exageradamente saturadas.

[Review] Galaxy S23 é uma das melhores opções de celulares premium
[Review] Galaxy S23 é uma das melhores opções de celulares premium
[Review] Galaxy S23 é uma das melhores opções de celulares premium
[Review] Galaxy S23 é uma das melhores opções de celulares premium

Já a lente telegráfica faz registros parecidos com a lente principal quando o assunto é cores e apresenta um bom nível de brilho nos registros. E, felizmente, diferentemente do que vemos em alguns modelos, distorções não são vistas nos cantos da tela e nem em demais elementos.

[Review] Galaxy S23 é uma das melhores opções de celulares premium
[Review] Galaxy S23 é uma das melhores opções de celulares premium

Apesar da falta de uma lente macro, como é possível observar na galeria acima, o registro de itens de perto acaba sendo muito bem-feito com a lente telegráfica. Inclusive, é possível afirmar que a qualidade é bem melhor do que a vista em alguns aparelhos com uma lente dedicada do tipo.

A lente para selfies também faz registros com cores vivas e as fotos saem com uma qualidade boa quando o ambiente é iluminado. Apesar disso, eu ainda esperava uma melhoria em relação ao nível de detalhes.

Galaxy S23 - lente selfies

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

Sistema do Galaxy S23

O Galaxy S23 vem com o Android 13 e interface One UI na versão 5.1. Em relação à versão anterior não são vistas muitas novidades, sendo que eu nem considero isso um contra, uma vez que o sistema tem um aspecto limpo a os aplicativos inclusos são realmente úteis.

Em relação a recursos, o celular ainda traz uma série de opções interessantes, que vão desde carregar outros dispositivos até mesmo usar o modo Dex. Este último faz com que o celular seja conectado a monitores e TVs para poder ser utilizado como se fosse um PC.

Já quem está preocupado com segurança a longo prazo pode ficar tranquilo, uma vez que as atualizações deste tipo são garantidas por ao menos 4 anos. Não somente isso, as atualizações do próprio Android são válidas por 3 anos.

Preço e disponibilidade

O Galaxy S23 foi lançado em fevereiro no Brasil com o preço sugerido de R$ 5.999 para a versão de 128 GB e de R$ 6.499 para a versão de 256 GB.

Conclusão

O Galaxy S23 é um celular premium que conta com um ótimo acabamento, levando um destaque para suas proteções. Além disso, o aparelho apresenta um ótimo desempenho graças ao seu processador Snapdragon e boa quantidade de memória.

Em relação às fotos, também não há muito espaço para reclamações. Isso por conta de o aparelho conseguir fazer registros com ótimos níveis de detalhe independentemente dos ambientes estarem claros ou escuros.

Apesar de todos esses elogios, vale notar que houve pouca evolução entre o Galaxy S22 e o Galaxy S23. O motivo para isso é que a bateria permaneceu praticamente a mesma, assim como o conjunto de câmeras.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários