Os jogos em que os jogadores precisam passar o tempo cuidando de uma fazenda são bem relaxantes, sendo que algumas vezes até passam uma certa dose de simulação. Já Everdream Valley é mais um jogo do estilo “cuide de sua fazendo”, que tenta ser relaxante ao mesmo tempo que oferece uma experiência diferente.

O blog KaBuM! recebeu uma cópia de Everdream Valley para PCs e conta a seguir o que achou neste review. Confira!

Uma história simples, mas com elementos que encantam

Em Everdream Valley nós controlamos um garoto que passará as férias na fazenda de seus avós. Entretanto, ao chegar no local, os seus avós explicam que a fazenda está um tanto bagunçada e que até mesmo os animais estão fora das cercas ou dos locais em que deveriam ficar.

Assim, logo é dado ao garoto as missões para fazer com que tudo fique ajeitado na fazenda. Isso envolve, por exemplo, ir atrás de animais que fugiram ou até mesmo construir novos itens e cuidar da plantação.

Everdream Valley - fazenda

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

Por sua vez, por se tratar de uma criança, o nosso protagonista não sabe muito bem como fazer as coisas sozinho e precisa sempre falar com seus avós. Essa parte acaba sendo um pouco cansativa devido a repetição de ir a um ponto e sempre voltar para pegar instruções, mas não chega a ser um problema tão grave.

Diferentemente dos outros jogos de fazenda aos quais estamos acostumados, é importante avisar que Everdream Valley não tem um sistema de relacionamento com NPCs ou casamento. Afinal, a história trata de uma criança que foi passar as férias com os avós e não faria sentido tais elementos estarem presentes.

De forma geral, a história de Everdream Valley pode ser considerada bem simples, mas que cumpre bem o seu papel. O problema, entretanto, fica na questão de repetitividade e sensação de falta de liberdade por sempre estar procurando a explicação de como fazer algo.

Uma fazenda gigante para ser explorada, mas com problemas de jogabilidade

Um ponto em que Everdream Valley surpreende é no fato da fazenda ser bem grande e contar com diversos pontos para serem explorados. Muitos desses pontos, claro, são explorados devido às missões dadas pelos avós, mas ainda existe uma sensação de liberdade para ir um pouco mais longe.

Não somente isso, chegar numa parte do mapa e encontrar algo diferente ajuda a revelar novas missões, que podem trazer itens importantes para o jogador. Ou seja, explorar em Everdream Valley acaba sendo muito recompensador.

Em relação às missões, muitas delas acabam sendo repetitivas, mas ainda são interessantes para desbloquear novos elementos. Agora, apesar das missões até serem bacanas, um fato é que muitas vezes o objetivo não é bem descrito e isso faz com que muito tempo seja perdido para descobrir o que fazer. Não somente isso, o mapa ou até mesmo a HUD do jogo não ajuda tanto.

Everdream Valley - missões

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

Além deste problema da interface e descrição das missões, a jogabilidade também atrapalha as vezes. Por exemplo, na missão de colocar os bichos em uma cerca, nem sempre é fácil controlar a porta da cerca. Não somente isso, até mesmo controlar o seu cachorro para ajudar a tomar conta das ovelhas não é simples.

Já nos minigames, a história acaba sendo outra e Everdream Valley acaba acertando na jogabilidade. Praticamente, todas as atividades feitas no jogo são completadas com minigames, como por exemplo este da imagem abaixo em que devemos tosquiar uma ovelha.

Everdream Valley - mini games

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

E, apesar dos gráficos simples ou mais amigáveis, vale lembrar que tais atividades são extremamente importantes. Assim como na vida real, caso os animais da fazenda não sejam bem cuidados, os mesmos acabarão doentes.

Também similar a outros jogos do tipo, Everdream Valley conta com um sistema de craft, que é simples e funcional. Já para ajudar ainda mais, o jogo permite que muitos itens sejam carregados ao mesmo tempo, o que evita aquela história de jogar algo fora para poder pegar outra coisa.

Gráficos lindos e uma trilha sonora relaxante

Outro ponto em que Everdream Valley agrada é muito em sua apresentação. O jogo pode não ter os gráficos mais avançados do mundo, mas a sua direção de arte acaba sendo linda e os animais acabam sendo fofos devido a seus sorrisos e outros elementos.

Everdream Valley - gráficos

Imagem: Alvaro Scola Neto/blog KaBuM!

Por sua vez, a trilha sonora não poderia ser diferente e acaba sendo relaxante. Ou seja, não espere tanto por sons realistas, mas por algo que realmente procura te deixar calmo e que ajuda a passar o tempo.

Everdream Valley vale a pena?

O Everdream Valley é um jogo interessante e que traz uma proposta bacana para quem procura um título para passar o tempo. E, nesse ponto, o jogo acerta em cheio ao ser relaxante com diversas atividades para serem realizadas, mas que podem enjoar rapidamente.

Apesar de trazer gráficos lindos e uma trilha sonora divertida, infelizmente, alguns problemas de jogabilidade atrapalham. Não apenas isso, apesar de ter sido bem traduzido para o português, os objetivos das missões contam com descrições que deixam o jogador perdido muitas vezes.

Ainda assim, mesmo com os seus erros, Everdream Valley é um ótimo jogo para quem está querendo relaxar e variar um pouco.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários