Um kit de desenvolvimento – devkit – do PlayStation 5 está à venda em um leilão online promovido pela Yahoo Auctions Japan. Segundo informações vistas pelo Wololo.net (via WCCFTech), o item é um tipo de “segundo protótipo” de uma versão primária do console da Sony – bem antes de sua versão final que conhecemos hoje.

Ou seja: pirateiros de plantão podem começar a “tirar o cavalinho da chuva” – o devkit à venda não é funcional. Ao que tudo indica, o leilão já terminou, mas ninguém até agora atestou pela compra do aparelho, que estava à venda por algo em torno de US$ 5,5 mil (R$ 26,61 mil).

Um devkit do PlayStation 5 apareceu à venda em leilão japonês
Um devkit do PlayStation 5 apareceu à venda em leilão japonês
Um devkit do PlayStation 5 apareceu à venda em leilão japonês

De acordo com as imagens, a maior parte dos recursos desse devkit é bem similar aos vistos na versão final – isso inclui as portas USB, entrada HDMI, os LEDs indicadores de status etc. Unidades de protótipo, no entanto, tendem a ter algumas diferenças em relação às suas versões finais, seja no design ou no sistema operacional.

No site da loja, não há informações da linha do tempo desse protótipo, então é impossível – por enquanto, pelo menos – sabermos onde ele se encaixa na linha do tempo do desenvolvimento do PlayStation 5. A saber, o console veio a ser lançado em novembro de 2020.

Um devkit, hoje, é mais um item de colecionador do que um produto prático: à parte dos gamedevs que os usam para desenvolver jogos para as plataformas, eles não têm muita utilidade para o consumidor comum. Já houve época, no entanto, em que botar as mãos em um devkit era o sonho de hackers e pirateiros – modelos do tipo eram antigamente referidos como “consoles debug”, e eram, essencialmente, iguais aos consoles comerciais, mas sem as travas de segurança e localização. Estimativas colocavam o devkit do PlayStation 3 – aquele modelo “George Foreman Grill” – em dezenas de milhares de dólares.

Conforme a tecnologia foi avançando, as empresas fabricantes adquiriram meios de desativar as funções mais perigosas e secretas remotamente.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários