Windows 11: atualizações têm prejudicado performance dos SSDs
Atualizações liberadas desde março para o Windows 11 têm prejudicado a performance dos SSDs. Veja como resolver o problema!By - Alvaro Scola, 4 julho 2023 às 10:05
O Windows 11 recebe atualizações constantes para ganhar novos recursos e também ficar mais seguro. Já ao que tudo indica, as últimas atualizações obrigatórias para o sistema da Microsoft parecem estar trazendo um problema nada agradável para quem tem preocupação com a performance de seu PC.
De acordo com diversos relatos feitos no Reddit (1, 2, 3 e 4) e até mesmo no Hub de comentários, os SSDs estão tendo a sua performance prejudicada após fazer a instalação de certas atualizações. Inclusive, em um dos casos expostos é possível ver que a taxa de escrita sequencial praticamente dobrou após as atualizações problemáticas terem sido desinstaladas.
O problema, apesar de cada vez mais estar sendo relatado, não é novo, uma vez que os primeiros casos surgiram após uma atualização ter sido liberada em março. Abaixo, confira a lista das últimas atualizações do sistema da Microsoft que estão sendo relacionadas ao problema:
- KB5023778 – atualização liberada em março de 2023 e quando começaram os relatos;
- KB5025239 – atualização obrigatória de abril de 2023;
- KB5026372 – atualização obrigatória de maio de 2023;
- KB5027231 – atualização obrigatória de junho de 2023;
- KB5027303 – atualização opcional de junho de 2023.
Através do Hub de comentários, a Microsoft confirmou que recebeu relatos de problemas de performance no Windows 11, mas não indicou que está trabalhando em uma correção. Inclusive, não foi confirmado pela empresa que o problema com os SSDs está relacionado às atualizações.
Como resolver o problema com os SSDs no Windows 11
Apesar de ainda não existir uma solução oficial, alguns usuários relatam que a velocidades dos SSDs têm voltado ao normal após desinstalar as atualizações que foram liberadas a partir do mês de março. Para desinstalar uma atualização no Windows 11, siga estes passos:
1. Inicie o sistema normalmente;
2. Aperte junto as teclas “Win + i” para abrir a tela de “Configurações” e vá em “Windows Update”;
3. Entre em “Histórico de atualização”;
4. Vá em “Desinstalar atualizações”;
5. De forma individual, selecione as atualizações mencionadas mais acima na matéria e clique em “Desinstalar”. Em nossa imagem não estão listadas as atualizações referentes ao problema com o SSD;
6. Reinicie o computador.
Pronto! Após isto, a performance do SSD deve voltar ao normal. Entretanto lembre-se de que desinstalar essas atualizações também pode remover correções importantes que foram aplicadas no sistema da Microsoft, envolvendo questões de segurança.
Fonte: Windows Latest
Comentários