YouTube começa a cancelar usuários com adblockers
Em alguns países, usuários com adblockers ativados no navegador do PC estão com acesso limitado ao YouTube. Entenda o que está acontecendo!By - Alvaro Scola, 30 junho 2023 às 10:47
Muitos sites contam com alguns mecanismos para impedir o acesso ao seu conteúdo quando o visitante tem um adblocker instalado para não ver propagandas. Já ao que tudo indica, o YouTube está intensificando meios de bloquear o uso destas ferramentas em seu site.
Em testes realizados pelo Android Authority, ao ter o adblocker instalado, o YouTube surgiu com uma mensagem para avisar que permitiria a visualização ou reprodução de apenas três vídeos. Já para continuar a assistir demais conteúdos, existem duas opções: adcionar uma exceção para permitir anúncios no YouTube ou aderir a uma assinatura Premium que inclui vídeos sem anúncios.
A mensagem que pode ser vista na imagem acima, claro, aparece justamente na hora de começar a reprodução de um vídeo. E, até o momento, só aparece na versão da plataforma de streaming no PC, ou seja, parece que nos celulares uma medida contra os adblockers ainda não começou.
Além do site Android Authority ter flagrado esta mensagem e ter recebido uma confirmação de que testes estão sendo feitos, no Reddit, diversos usuários começaram a relatar a mesma experiência. Inclusive, alguns usuários até reclamaram da ação tendo em vista que o YouTube Premium não está disponível em todos países e que a quantidade de propagandas nos vídeos só aumenta.
Testes do YouTube contra adblockers não são novos
Apesar do caso ter começado a tomar mais repercussão agora, vale lembrar que em maio um teste similar já havia começado para bloquear o uso de adblockers. Entretanto, como mostra esta matéria, na ocasião, a mensagem era um pouco diferente, mas sequer permitia que três vídeos fossem visualizados.
Para a ocasião atual, é claro, o blog KaBuM! realizou alguns testes na plataforma de streaming com adblockers ativados em dois computadores para verificar se a mensagem apareceria. Entretanto, mesmo após executar cinco ou mais vídeos, nenhum tipo de bloqueio foi visto, o que pode significar que a ação ainda não está valendo para o Brasil.
O blog KaBuM! também entrou em contato com a assessoria de imprensa do YouTube no Brasil para confirmar se o bloqueio realmente começou lá fora e se existe alguma previsão da mesma ação ser realizada por aqui, mas não recebeu nenhum retorno até o momento de publicação da matéria. Caso haja alguma posição ou retorno, a nota será atualizada.
YouTube confirma experiência para o blog KaBuM!
Em posicionamento concedido ao blog KaBuM!, o YouTube confirmou os testes com a seguinte declaração:
Estamos realizando uma pequena experiência globalmente que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium. A detecção de bloqueadores de anúncios não é nova e outros editores pedem regularmente aos espectadores que desativem os bloqueadores de anúncios.
Ainda em resposta ao blog KaBuM!, o YouTube ressalta que os adblockers violam os Termos de Serviço do site e que os anúncios oferecem um apoio a um ecossistema diversificado de criadores. Além disso, a empresa ressalta que o bloqueio aos vídeos só ocorre em casos extremos, quando os espectadores continuam a usar adblockers mesmo após receberem notificações repetidamente.
Comentários