O serviço de VPN Mullvad, com foco em privacidade, anunciou nesta terça-feira (20) o motor de busca web sem rastreamento de usuários. O Mullvad Leta está disponível como alternativa para o recente navegador lançado pela empresa sueca em parceria com o Tor Project.

Serviço de VPN Mullvad lança buscador web sem rastreamento de usuário

Imagem: The Tor Project/Mullvad VPN

De acordo com o Mullvad, Leta — do sueco “procurar”, “caçar”, “estar em busca de” ou “escoteiro” e pronunciada como ‘Lea-tah’ — usa uma API de pesquisa do Google como um proxy, armazenando cada pesquisa em cache. Os resultados então são compartilhados entre todos os usuários, reduzindo os custos e melhorando a privacidade.

O serviço é custeado pelo próprio usuário, portanto, não depende de receita de anúncios ou venda de dados. O Mullvad Leta foi auditado pela Assured.

Como usar o Mullvad Leta como mecanismo de busca padrão?

Para adicionar como mecanismo de busca padrão:

  • Navegue até https://leta.mullvad.net e clique com o botão direito do mouse na barra de URL.
  • A partir daí, você deverá ver “Adicionar “Mullvad Leta”” com o logotipo da Mullvad VPN à esquerda.
  • Caso não visualize, tente adicionar um mecanismo de pesquisa personalizado ao seu navegador com:
    O nome definido como: Leta
    O URL definido como: https://leta.mullvad.net/?q=%s&oc=1

O Leta é acessível também pela extensão de vários navegadores populares.

Após definir o número da conta do usuário nas configurações, não há necessidade de fazer login todas as vezes.

Para proteger contra ataques de correlação e gerenciar custos, as pesquisas são armazenadas em cache por 30 dias, o que pode impactar em resultados ligeiramente desatualizados.

Cada conta tem um limite de 100 pesquisas diretas por dia, sendo as pesquisas em cache ilimitadas. Vale observar que a visualização de páginas de resultados de pesquisa subsequentes também contará no limite diário.

As pesquisas não armazenadas em cache solicitam uma consulta ao Google para o Mullvad Leta, que compartilha apenas o termo de pesquisa e mantém o restante dos dados do usuário privados.

Os resultados da pesquisa são livres de links de rastreamento de terceiros, proporcionando uma experiência de navegação limpa e privada. Agora, além do DuckDuckGo, buscador padrão do navegador, os assinantes do serviço de VPN terão mais uma alternativa disponível.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários