Novas câmeras equipadas com software de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e sensores de alarme devem ser implantadas em breve em vias públicas da cidade do Rio de Janeiro, de acordo com o governo do estado. A previsão é que o edital para contratação dos equipamentos seja publicado nesta semana.

A medida dá início ao processo de implantação do Sistema de Videomonitoramento Urbano de vias expressas, túneis e na orla, e terá custo acima de R$ 84 milhões aos cofres públicos.

Rio de Janeiro amplia uso de reconhecimento facial em vias públicas

Imagem: Trismegist sa/Shutterstock.com

A contratação é uma ordem vinda do Supremo Tribunal Federal (STF), que obriga o estado a usar a tecnologia. No início do mês, o STF manteve uma determinação para instalação de câmeras para gravação de áudio e vídeo e equipamentos de geolocalização (GPS) em fardas policiais e viaturas policiais do estado, incluindo equipes da polícia especializada como Bope e Core, com armazenamento digital dos respectivos arquivos, em até 180 dias. Além de adotar, em até 30 dias, medidas de transparência necessárias para o compartilhamento de informações e arquivos digitais com o Ministério Público, Defensoria Pública e vítimas e familiares sempre que for usada a força policial.

Câmeras com reconhecimento facial se interligarão à sistema de vigilância de instituições públicas e privadas

Todas as novas câmeras instaladas na primeira fase do projeto serão interligadas ao Sistema Security Command, adquirido no fim do ano passado, o qual se conecta a diferentes plataformas tecnológicas empregadas na área da segurança, como ao Serviço 190 e câmeras e sensores de instituições públicas e privadas, estas devem ser inseridas ao sistema por meio de uma chamada pública programada para ocorrer em breve.

O Sistema Security Command, instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio, vai viabilizar o Sistema de Videomonitoramento Urbano, que permitirá que as imagens geradas pelas câmeras com informações de identificação sejam transmitidas em tempo real para a central de operação do CICC.

Com isso, o setor de despacho de viaturas do Serviço 190 deverá ser acionado pelo sistema para agilizar as abordagens.

 

Via Convergência Digital

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários