Samsung, Apple e Google podem ser obrigados a lançar smartphones com bateria removível
Uma lei do Reino Unido, que entra em vigor em 2027, vai obrigar empresas a oferecer smartphones de fácil manutençãoBy - Luiz Nogueira, 16 junho 2023 às 16:08
Houve um tempo em que as baterias dos smartphones poderiam ser removidas facilmente. Agora, com as fabricantes colocando diversas proteções e sensores, essa tarefa se tornou bem mais complicada, exigindo equipamento especializado para isso.
No entanto, uma lei aprovada no Reino Unido pode mudar isso – e trazer algo diretamente dos velhos tempos. De acordo com um projeto de lei que passou pelo Parlamento Europeu, os usuários devem conseguir substituir facilmente a bateria de diversos aparelhos, incluindo smartphones.
E por facilmente entende-se que não seja necessário o uso de nenhuma ferramenta específica. O projeto já foi votado e obteve apoio de 587 parlamentares – apenas 9 foram contra.
Isso significa que empresas como Apple, Google e Samsung deverão mudar drasticamente o design de seus aparelhos para poder permitir a fácil substituição de suas baterias.
Obviamente, essa é apenas uma legislação restrita à Europa. Ainda não se sabe se as empresas vão redesenhar seus smartphones para permitir que se adequem à legislação vigente.
Smartphones da Apple já contam com mudanças
A Apple, ao que parece, é, de certa forma, receptiva com essas mudanças. Recentemente, a União Europeia exigiu que a porta de conexão USB-C fosse implementada no iPhone – algo que deve acontecer ainda este ano.
Agora, a ideia é que a lei entre em vigor no início de 2027. As empresas terão até esta data para se adequarem às novas exigências. O prazo também pode ser estendido, caso as companhias necessitem de mais tempo.
Via: Sam Mobile
Comentários