YouTube revisa política e agora é possível monetizar canais com pelo menos 500 inscritos
Antes, o “Programa de Parceiros do YouTube” (YPP) exigia pelo menos mil inscritos. Programa oferece recursos exclusivos para influencersBy - Rafael Arbulu, 14 junho 2023 às 15:06
O programa de monetização de vídeos do YouTube – o “YouTube Partners Program” (YPP) – revisou a sua política de corte mínimo de entrada, efetivamente permitindo que uma gama maior de produtores de vídeo ingressem à medida e passem a ganhar dinheiro com suas publicações.
Agora, segundo o Techcrunch, o portal de vídeos do Google exige um mínimo de 500 inscritos nos canais, além de pelo menos 3 mil horas de conteúdo assistido ou 3 milhões de visualizações totais em publicações no YouTube Shorts, os “stories” da plataforma. A novidade – ausente na prática antiga – é a de que o candidato deve ter pelo menos três vídeos próprios publicados em seu canal nos últimos 90 dias.
Anteriormente, o parâmetro mínimo era mil inscritos, 4 mil horas assistidas ou 10 milhões de visualizações no Shorts.
O novo critério de três publicações em 90 dias é o ponto mais interessante aqui: criadores de conteúdo que apostem nos chamados “conteúdos longos” (vídeos de várias horas de duração) normalmente não têm esse ritmo, o que sinaliza uma aproximação do YouTube a criadores de materiais de visualização rápida, tipo os vídeos de três minutos em média.
Criadores aprovados dentro dos novos critérios terão acesso às funções restritas a participantes do programa, como os “Super” recursos (Super Stickers, Super Chat e Super Thanks), além de criar botões de assinatura paga para conteúdos exclusivos do canal e promover a própria marca e produtos dentro do recurso YouTube Shopping.
Este último, aliás, será expandido nos EUA (ainda sem informação do resto do mundo) para criadores com pelo menos 20 mil inscritos.
A nova política, no entanto, ainda não vale para o Brasil. De acordo com o YouTube, os parâmetros atualizados estão sendo implementados gradualmente, com EUA, Reino Unido, Canadá, Taiwam e Coreia do Sul recebendo a vantagem primeiro. A rede não informou quando isso deve chegar a outros territórios.
Estranhamente, a página de elegibilidade do YPP ainda não foi atualizada até o fechamento desta matéria e mostra os parâmetros antigos.
Comentários