Diversas empresas de transporte de cargas estão usando o jogo American Truck Simulator para, acredite se quiser, contratar novos motoristas para o trabalho de caminhoneiro nos Estados Unidos.

De acordo com o blog da SCS Software, a empresa por trás do jogo, companhias de transporte estão “comprando espaços” dentro do título para exibir outdoors que divulgam campanhas reais de recrutamento, em uma ação que o estúdio chamou de “uma nova adição em fase de testes que promete oferecer algo de valor aos nossos jogadores”.

Imagem mostra anúncio de empresa de transporte rodoviário dentro do jogo American Truck simulator

Imagem: SCS Software/Reprodução

Segundo trecho do blog:

“A nossa intenção primária vai além de publicarmos meros anúncios. Nós queremos oferecer oportunidades que tragam atenção aos detalhes interessantes que são orgânicos ao mundo do nosso jogo – coisas de valor e significado aprofundados. A introdução da campanha nacional de recrutamento da Schneider National se constrói a partir desta visão.

É por isso que, quando a empresa nos procurou com esse desejo de que nós a ajudasse com a campanha, ficamos empolgados em colaborar, já que isso traz algo novo e permite que nós possamos ajudar na demanda da indústria de transporte de cargas em geral, considerando a atual baixa oferta de profissionais do setor.”

Evidentemente, ninguém está dizendo “se você curte joguinho de caminhão, venha dirigir para nós”. Convenhamos, existe uma pequena diferença entre controlar um veículo que pesa entre 18 e 25 toneladas por uma rodovia na vida real e controlar apenas a versão virtual dele na tela de um PC. É óbvio que as empresas envolvidas fornecerão treinamento e, antes disso, farão uma verificação de licenças, habilidades motoras e afins.

A tal “baixa oferta” pode ser uma referência à situação vivida na Flórida: o governador do estado, Ron DeSantis, sancionou lei que, essencialmente, proíbe pessoas de contratar imigrantes não documentados (o que é diferente de “ilegais”, segundo a legislação estadunidense) para qualquer tipo de serviço.

Uma das áreas mais afetadas foi justamente a de transporte rodoviário de cargas: a maior parte dos caminhoneiros dos EUA são imigrantes ou descendentes deles, e a nova lei fez com que estes profissionais se unissem na recusa de trabalhar em qualquer rota para o estado da Flórida.

Não que a SCS Software afirme que tenha sido exatamente isso, mas o motivo da Schneider National – uma das líderes do setor logístico nos EUA – ter procurado o American Truck Simulator como vetor de mídia para recrutamento pode ser uma saída para contornar as baixas de capital humano.

Segundo o estúdio, a medida não atrapalha em nada a capacidade imersiva do jogo – até porque os outdoors sempre estiveram lá: antes, porém, os espaços eram usados pelos próprios desenvolvedores para comunicar atualizações (novas rotas, novos modelos de caminhões etc.). Esta, no entanto, é a primeira vez que a publicidade “in game” é usada para algo com consequências no mundo real.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários