Lynk+ cooler líquido modular para GPUs que promete eficiência e baixo custo
Por mais que seja apenas um protótipo, novo cooler da marca europeia permite expansão para vários radiadores e placas de vídeoBy - Igor Shimabukuro, 9 junho 2023 às 13:19
Recém-chegada ao mercado europeu, a Lynk+ acaba de anunciar uma solução que promete acabar com o superaquecimento de placas de vídeo: um novo cooler líquido modular que pode ser tão barato quanto um refrigerador de ar.
Apresentado durante a Computex 2023, o protótipo trata-se de um All-In-One (AIO) personalizado que possibilita diversas modificações e compatibilidade.
Por ser modular, o sistema permite que os usuários troquem o bloco de resfriamento de GPU por uma geração mais recente de placas de vídeo. Enquanto isso, a localização da bomba permite usar o cooler em qualquer orientação sem prender o ar.
Além disso, as mangueiras de desconexão também abrem margem para que consumidores adicionem mais radiadores ou blocos de água, se necessário. Para isso, basta que o tubo do radiador seja adicionado em série a unidades secundárias.
E se no papel o cooler da Lynk+ parece interessante, na prática também se mostra eficiente. Prova disso foi o canal der8auer EN, que resolveu experimentar a nova solução de resfriamento líquido em uma RX 7900 XTX.
E os resultados foram relativamente satisfatórios: a temperatura do núcleo da GPU beirou os 48°C, enquanto o ponto de acesso estava em 76°C. Vale reforçar que esses números são entre 10°C e 15°C mais frios do que soluções de air cooler tradicionais.
Cooler para GPUs da Lynk+ pode ter custo acessível
Tão interessante quanto o design modular que possibilita novas adições é o fator custo do novo cooler. Isso porque o fato do bloco de alumínio ser fundido e não perfurado implica em custos muito menores.
É preciso lembrar que o refrigerador líquido ainda não foi lançado: trata-se de um protótipo que pode ou não chegar ao mercado. Mas a expectativa é que, em caso positivo, o produto tenha um preço similar a soluções de refrigeração a ar.
E a última boa notícia é que o sistema não será compatível somente com placas Radeon RX 7900 XTX e GeForce RTX 3080, uma vez que a empresa planeja introduzir mais variantes no futuro.
Via: Tom’s Hardware e VideoCardz
Comentários