Cidade no Chile leva Darth Vader, de ‘Star Wars’, a julgamento: entenda
Condenado a congelamento perpétuo, Darth Vader teve pena reduzida como parte de ação educacional do Tribunal de Apelações localBy - Rafael Arbulu, 30 maio 2023 às 9:26
O Tribunal de Apelações de Valparaiso, no Chile, condenou Darth Vader ao “congelamento perpétuo”, mas reduziu a pena. O crime: ter usado um sabre de luz para decepar a mão do reclamante, Luke Skywalker, seu filho. A condenação veio com base nos argumentos encontrados no que prevê o Código Penal Espacial.
A cara que você provavelmente está fazendo agora é a mesma que fizemos quando começamos a ler o texto publicado pelo Diário do Nordeste, mas calma que a gente já explica: na verdade, tudo não passa de uma brincadeira, uma ação educacional do sistema judiciário chileno para mostrar ao público como funciona um Tribunal de Apelações. A ideia era a de mostrar como uma argumentação defensiva bem formulada pode servir para reduzir a intensidade de uma pena possivelmente exagerada – neste caso, o congelamento.
Darth Vader no tribunal
Obviamente, a ação faz referência à cena de “O Império Contra-Ataca”, o segundo filme da trilogia original de Star Wars, onde Darth Vader ocupa uma posição mais proeminente. Nesse mesmo filme, é revelado que Vader é na verdade o pai de Luke, o que foi considerado também na argumentação da defesa.
“É um ser humano com direitos, ainda que em parte. (…) É quase uma máquina, mas também é um homem. É um pai.” – Juan Carlos Manríquez, advogado de defesa de Darth Vader
A condenação por carbonita levou também em consideração outros atos cometidos pelo “Senhor Vader” antes do que estava sendo julgado. Previamente a decepar a mão do próprio filho, o réu havia também construído uma arma capaz de gerar destruição em grau planetário, além de comandar um estado ditatorial com mão de ferro, derrubando dissidentes políticos com o uso da violência e aparelhamento militar.
A defesa, no entanto, argumentou que a consideração dos outros crimes cometidos por Darth Vader, por mais desprezíveis que fossem, deveriam ter seus próprios julgamentos, ao passo em que o caso julgado naquela sessão referia-se exclusivamente à cisão da pessoa de Luke Skywalker em relação à…sua mão.
Com isso, Vader acabou escapando do congelamento, mas não da prisão.
Comentários