Reviews colocam ‘The Lord of the Rings: Gollum’ em último lugar no Metacritic
Depois de vários adiamentos, jogo da Nacon e Daedalic Entertainment protagonizado por Gollum já é oficialmente o pior título do anoBy - Rafael Arbulu, 25 maio 2023 às 12:05
Péssimo dia para fazer Gollum perseguir o “Precioso”: o jogo The Lord of the Rings: Gollum foi lançado hoje para PC, Xbox e PlayStation e, depois de vários adiamentos, a crítica não aliviou nada nos primeiros reviews do jogo, efetivamente colocando em uma posição desfavorável em agregadores como Metacritic e OpenCritic.
Quão desfavorável? Bem, lembra de quando The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom se tornou o jogo mais bem avaliado do ano de 2023? Pois bem, foi a mesma coisa aqui, só que ao contrário: aparentemente, o jogo da Daedalic Entertainment, publicado pela Naco e baseado na obra O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien é, literalmente, o pior título lançado em 2023.
Começando pelo Metacritic, o mais conhecido agregador de reviews e que reúne testemunhos não só da imprensa especializada, mas também de jogadores, The Lord of the Rings: Gollum está na posição #295 do ranking de jogos para PC lançados em 2023. O problema: o ranking tem 296 posições – o título é o penúltimo. A situação não melhora quando falamos da versão para consoles, onde o game foi parar no último lugar.
A média de notas das avaliações agregadas o pontuam em 43 (de 100) no PC e 38 no PlayStation 5. O PlayStation 4 e o Xbox ainda não têm a média informada por falta de volume nas análises – o Metacritic não estabelece médias com plataformas que tenham menos de sete reviews.
No OpenCritic, onde a disposição do jogo é mais consolidada (sem separar por plataformas), a situação é igualmente problemática: The Lord of the Rings: Gollum tem 43 pontos – também de 100 – e apenas 6% de recomendação por parte da crítica.
O jogo segue uma narrativa não canônica, criando um enredo original ambientado em paralelo com os eventos de A Sociedade do Anel, o primeiro livro e filme da franquia O Senhor dos Anéis. Segundo os desenvolvedores, ao colocar Gollum como protagonista antagonista, o jogo trouxe uma abordagem mais focada na furtividade e infiltração de cenários, ao invés de priorizar o combate direto.
The Lord of The Rings: Gollum: o que diz a crítica
Apesar de algumas das críticas postadas assumirem uma postura onde tentam ressaltar pontos positivos, a opinião geral é a de que o jogo deixa muito a desejar. Algumas análises foram até educadas, mas outras tiveram bastante contundência ao desempenho do jogo. Seguem algumas citações abaixo:
“O gameplay de ‘Gollum’, sem grande energia e sofrendo de uma repetitividade rapidamente palpável, é equilibrado entre a exploração do cânone de Tolkien e a dualidade do personagem principal, o que é central para a progressão.” – IGN França
“‘Lord of the Rings Gollum’ é um jogo que tem vários problemas técnicos que, ao final de tudo, arrastam a sua apresentação para baixo. Entretanto, ele ainda tem um pouco de charme à sua própria maneira, com sua ambientação, roteiro e alguns cenários com designs incríveis que podem tirar o seu fôlego às vezes. Esse jogo é uma recomendação cautelosa para jogadores que não são entusiastas da marca ‘O Senhor dos Anéis’.” – WCCFTech
“Um [jogo de] stealth e aventura que é derivativo, desinteressante e fundamentalmente quebrado, que falha em capturar qualquer coisa interessante sobre a obra de Tolkien.” – The Guardian
“Sempre foi uma tarefa difícil criar um jogo do Gollum, mas não há absolutamente nada precioso sobre esse jogo de infiltração amador. Um sentimento generalizado de falta de refinamento existe por trás de cada sombra de ‘Lord of the Rings: Gollum’, um jogo decepcionantemente ausente de qualquer ideia interessante ou qualquer substância de gameplay. Até o mais leal dos fãs de ‘O Senhor dos Anéis’ vão sofrer ao jogá-lo. Se você valoriza o seu tempo, faça a si mesmo um favor e evite este jogo como você evitaria o Olho de Sauron.” – GGRecon
Vale citar que ainda há um lançamento pendente: The Lord of the Rings: Gollum deve chegar ao Nintendo Switch ainda em 2023.
O blog KaBuM! ainda não recebeu uma cópia do jogo para análise e, se chegarmos a receber uma chave, esperamos poder confirmar ou rebater as opiniões do jogo até aqui.
Comentários