“Planos agressivos para jogos em nuvem”. Essa é a promessa da Sony para o PlayStation, que segundo o CEO Jim Ryan, será revelada oficialmente nos próximos meses.

“A mobilidade nos hábitos de jogo é uma tendência cada vez mais importante, e a nuvem será fundamental para permitir que nós, ou mesmo qualquer outra pessoa, explore essa tendência”, disse Ryan, sem dar mais detalhes sobre a novidade.

“Temos alguns planos bastante interessantes e bastante agressivos para acelerar nossas iniciativas no espaço da nuvem que se desenrolarão ao longo dos próximos meses”, completou.

Imagem mostra os controles do PlayStation 5 e do Xbox Series S, ambos brancos e dispostos em um fundo claro

Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock

Mais PlayStation na nuvem

O PlayStation Now, durante mais de uma década, foi a maior aposta da empresa no segmento de jogos na nuvem.

Ainda assim, hoje não existe a possibilidade de jogar títulos do PlayStation em dispositivos móveis – um recurso bastante explorado pela Microsoft, no Xbox.

Ilustração streaming de jogos em nuvem

Imagem: qunamax/Shutterstock

PlayStation Q Lite

Ainda não se sabe se próximo portátil da Sony, apelidado até o momento de PlayStation Q Lite, é de fato um lançamento real para os próximos meses. Mas, caso se confirme, esta pode ser a desculpa que a fabricante japonesa estava esperando para anunciar uma nova leva de games em nuvem.

O que aumentou a fumaça em trono dessa afirmação é que, apesar de ter feito alguns desligamentos recentes, a empresa também abriu 22 novas vagas para funções relacionadas à tecnologia de jogos em nuvem – incluindo uma pessoa cujo trabalho será literalmente “desenvolver e entregar a visão estratégica para streaming de jogos em nuvem no PlayStation“.

“Você é um visionário do universo do streaming em nuvem? Então você há de concordar que o Cloud Gaming está a caminho de se tornar uma parte importante da indústria de jogos“, diz parte de um dos anúncios da vaga para diretor de gerenciamento de produto para Cloud Gaming.

Ou seja: ainda não há confirmação, mas as suspeitas estão cada dia mais quentes.

Além do anúncio para o cargo de direção, a Sony também está procurando por cinco engenheiros de plataforma sênior, três engenheiros de software, dois gerentes de projeto técnico e ao menos um redator técnico, quatro engenheiros de confiabilidade (e um gerente), um engenheiro de devops adicional, um engenheiro de rede júnior, um analista sênior de inteligência de negócios, um arquiteto de segurança e um planejador de capacidade de rede.

Outra informação que chamou atenção: muitos dos anúncios de emprego são para Aliso Viejo, na Califórnia. O local é a antiga casa de Gaikai, uma empresa pioneira dos serviços e jogos em nuvem que a Sony comprou há uma década.

Estaria a Sony com investimentos pesados na nuvem?

Não é segredo que todas as empresas donas de consoles atualmente estão em uma corrida para criar e distribuir o melhor serviço de streaming. A Sony, sendo uma das principais empresas do ramo, não teria como ficar de fora.

Assim, apesar de as possibilidades colocarem os ânimos de muitos à flor da pele, ainda há muito o que ser oficialmente anunciado. Mas uma coisa é certa: jogos em nuvem e o investimento na área são claramente uma prioridade para a Sony.

Via: VGC

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários