A Nintendo admite que a expectativa de vender mais de 15 milhões de unidades do Nintendo Switch, o console híbrido que ela lançou em 2017, é mais uma “vontade” que uma “possibilidade”, mencionando durante conferência com investidores que o “embalo” de vendas que vimos até agora dificilmente será mantido ao longo deste ano.

A novidade vem nos calcanhares da empresa adereçar rumores sobre um novo hardware: segundo o presidente Shuntaro Furukawa, a Nintendo não deve lançar o sucessor do Switch antes de abril de 2024, embora uma fonte do jornal japonês Nikkei afirme que a nova plataforma já esteja em um “bom estágio” de desenvolvimento.

Nintendo Switch, edição especial The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Mesmo com edição especial do Switch, baseada no jogo “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, Nintendo antecipa redução nas vendas do console híbrido para este ano (Imagem: Nintendo/Divulgação)

Levando uma coisa de cada vez: a média dos analistas financeiros estimou que a Nintendo manteria a expectativa de vendas do Switch em 15,7 milhões de unidades para este ano fiscal, que acaba em 31 de março de 2024. A empresa, no entanto, estabeleceu uma meta de “apenas” 15 milhões (via Bloomberg).

Mais além, o próprio Furukawa admitiu que esse número já reduzido vai depender de sorte:

“Segurar o ritmo de vendas do Switch será difícil neste sétimo ano [de vida do console]. Nosso objetivo de vender 15 milhões de unidades neste ano fiscal é meio que ‘forçar a barra’. Mas faremos o nosso melhor para suportar a demanda ao entrarmos na temporada de feriados e fim de ano para cumprirmos essa meta.” – Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo

Vale citar: com a estimativa reduzida, a expectativa de faturamento também baixou um pouco, e a Nintendo agora antecipa entrada de US$ 3,3 bilhões (R$ 16,53 bilhões) para esse ano fiscal.

Nesses números, a Nintendo já considera o faturamento oriundo da bilheteria do filme do Super Mario, e também as expectativas de venda de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, possivelmente o maior lançamento da empresa para este ano.

Sucessor do Switch fica para depois de abril…se vier

Um novo console pode ser uma via para que a Nintendo contorne a queda de vendas do Switch – algo apontado por diversos analistas, naturalmente. Mas a fonte do Nikkei afirma que isso não vai acontecer neste ano fiscal.

Segundo o jornal, o desenvolvimento de um “Nintendo Switch 2” está sim a todo vapor, inclusive “progredindo bem”. Mas uma nova plataforma não deve nem ser tratada publicamente pela empresa ao menos neste primeiro momento.

Rumores sobre um novo console por parte da Nintendo não são nenhuma novidade: ao final de abril, a empresa abriu vagas, procurando por profissionais especializados em cross platform para a sua divisão “NERD” – seu time de pesquisa e desenvolvimento de hardware baseado na França.

Antes disso, porém, a própria concorrente da empresa – a Microsoft, dona do Xbox – chegou a falar sobre um “novo Switch” em seus percalços judiciais sobre a recém-bloqueada aquisição da Activision: “[o] Nintendo Switch Online foi excluído deste compartilhamento, haja vista que a plataforma de cloud gaming da Nintendo é bastante limitada. O serviço de nuvem da Nintendo está disponível apenas para o dispositivo Switch e [cortado]”, dizia a documentação.

“O Nintendo Switch Online” – ela continuava – “oferece acesso aos jogos online e salvamento de progresso pela nuvem, entre outras funções. Nós então enxergamos o Nintendo Switch Online como predominantemente um serviço multiplayer ao invés de uma plataforma de cloud gaming”.

O “cortado” ali em cima pode ser uma referência a algum console apesar do Switch, ou seja, um novo console.

Até agora, porém, tudo é especulação: é fato que um sucessor do Switch já está em desenvolvimento. Mas é bem duvidoso que a Nintendo vá discutir a nova plataforma agora. Oficialmente, novidades oficiais sobre o assunto devem demorar.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários