Novamente, a Nintendo está mostrando suas garrinhas para proteger suas propriedades intelectuais (IP). E desta vez, foram dois coelhos e uma só cajadada, já que duas ferramentas voltadas para a emulação de Nintendo Switch foram derrubadas.

A primeira delas foi o Lockpick: basicamente um mecanismo de código aberto que permite aos usuários descarregar as chaves digitais de seus consoles Switch originais em emuladores de PC (como Ryujinx e Yuzu).

Joy-Cons, do Nintendo Switch

Imagem: Aleks Dorohovich/Unsplash

E de acordo com o programador Simon Aarons, a Nintendo enviou um documento DMCA alegando que a ferramenta permite aos usuários contornarem medidas de proteção do Switch e facilita a violação de direitos autorais ao habilitar versões piratas do console em outros sistemas.

O mais curioso de tudo é justamente o fato do Lockpick ser uma forma “legal” de emular jogos do Nintendo Switch. Isso porque é preciso transferir as chaves digitais do portátil original para outros plataformas. E a procura por chaves piratas tende a aumentar com a derrubada da ferramenta.

A outra ferramenta derrubada foi o Android Emulator, que consistia em um projeto para emular jogos do Switch a partir das chaves digitais em dispositivos Android. Nenhuma ação da Nintendo foi movida, mas a Skyline optou por interromper a ideia inicial para evitar problemas posteriores.

O projeto deve seguir, mas apenas com emulação de jogos de PC em dispositivos móveis.

Emuladores do Nintendo Switch seguem na ativa

A derrubada de novas ferramentas não soa como grandes novidades. O único ponto é que ROMs, softwares relacionados à emulação e portais que distribuem todos esses arquivos continuam caindo, mas as ferramentas de emulação seguem na ativa.

Não é difícil imaginar que a Nintendo já esteja bolando um plano para acabar com emuladores como Ryujinx e Yuzu. Mas é particularmente curioso como estas ferramentas seguem intactas mesmo com a postura rígida da Big N nesses últimos meses.

Fato é que a própria Ryujinx já afirmou em seu Discord que os emuladores de PC não vão acabar. Resta saber qual é a estratégia por trás disso.

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários