A aracnofobia – ou seja, a aversão total a aranhas – atinge entre 5% e 7% da população mundial, de acordo com estudo publicado em 2018 pela Universidade Livre de Amsterdã. O entendimento desse pavor faz com que a pessoa acometida por ele tenha crises de pânico e ansiedade à mera visão de um animal aracnídeo, e obviamente isso se traduz em problemas nos videogames. Duvida? Veja o vídeo mais abaixo…

Pensando nisso, jogos mais recentes pensaram em adotar um “modo aracnofobia”, que ameniza a apresentação de certos inimigos e personagens em tela, justamente para que eles tenham um visual menos similar ao das aranhas e, consequentemente, não tragam problemas a quem os joga. Dois exemplos são bem recentes: Star Wars Jedi Survivor e Hogwarts Legacy – este último, aliás, incluiu o formato em sua mais recente atualização.

A situação parece extrema para quem não sofre desse medo, mas ela não deixa de ser bem real: o vídeo acima, publicado há seis anos, mostra a jornalista Ellen Rose, do canal britânico Outside Xtra, reagindo às várias aranhas nos videogames, desde Skyrim até Minecraft. Cinco minutos assistindo ao material e é possível perceber como isso pode afetar alguém onde a aracnofobia é mais severa.

Casos do tipo são relativamente evidentes e isso não é de hoje: durante o período de lançamento de Terra Média: Sombras da Guerra, da franquia “O Senhor dos Anéis”, várias discussões no fórum oficial do jogo na Steam e no Reddit levantavam questões sobre a presença de aranhas no enredo ou no gameplay.

Spoiler: embora nenhum “chefe” do jogo tenha o formato aracnídeo, um de seus principais personagens é Shelob, a aranha que, embora se apresente o tempo inteiro como uma mulher, às vezes mostra a sua forma, digamos, “com mais olhos e pernas”.

Note que até mesmo na publicação desta nota, nós evitamos publicar imagens desses inimigos justamente para facilitar a vida de qualquer leitor que entenda do que estamos falando. Bom, ao menos, não que “nós” tenhamos postado – não podemos fazer muita coisa pela “capa” do vídeo no YouTube mais acima.

Captura de imagem mostra o menu de opções onde está contemplado o "modo aracnofobia" em Star Wars Jedi Survivor

Imagem: Destructoid/Reprodução, via EA

Por essa razão, a EA e a Warner – publishers, respectivamente, de Jedi Survivor e Hogwarts Legacy – implementaram uma nova opção no menu de acessibilidade em seus jogos. No primeiro exemplo, os “wyyyschokks”, inimigos gigantes de formato aracnídeo têm o tamanho moderadamente reduzido e seus sons, alterados, enquanto o segundo segue a mesma premissa, mas também eliminando efeitos transitórios como uma aranha sair de dentro da terra ou “sumindo” com cadáveres de inimigos aracnídeos mortos.

É, ninguém precisa lembrar da cena com “Aragog”, não é mesmo?

Em ambos os casos, basta acessar o menu de opções e encontrar a opção de acessibilidade. Dentro dele, você conseguirá encontrar uma opção com a descrição “aracnofobia” (arachnophobia, se estiver jogando em inglês). Ative-a, e seus medos se dissiparão por completo.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários