A aplicação descentralizada Bluesky Social, apoiada pelo cofundador e ex-CEO do Twitter Jack Dorsey, tem atraído cada vez mais usuários de redes sociais. Segundo a empresa de análise de mercado digital Data.ai (antiga App Annie), o mês de abril já responde por mais da metade do total de downloads do aplicativo do microblog para iOS.

Bluesky tem alta de downloads em abril

Interface do aplicativo para dispositivos iOS. Imagem: Bluesky

Desde fevereiro, quando foi disponibilizado em beta aberto, a versão para iPhone já foi baixada 245 mil vezes. Na semana passada, foi a vez dos usuários de dispositivos Android ganharem uma aplicação.

O salto no crescimento registrado em abril pode ser explicado pela procura por alternativas à rede social adquirida por Elon Musk, que tem desanimado (ou enfurecido) parte dos usuários pelas decisões aparentemente aleatórias, depoimentos de denunciantes sobre falhas repetitivas e segurança frágil, e documentos vazados, que reforçaram ainda mais os vários problemas que o Twitter carrega.

Por enquanto, o Bluesky é bastante restrito, sendo necessário uma inscrição em uma lista de espera ou um convite de um usuário da rede social.

O serviço que começou com um tweet de Dorsey em 2019 visa fornecer um protocolo social mais aberto por padrão, permitindo a qualquer outro serviço de se conectar e interagir. Semelhante ao Mastodon, o Bluesky é descrito pela CEO do projeto Jay Graber como “um formato de microblogging muito simples de como o Twitter poderia ter sido construído” em seu protocolo.

Enxuta e rápida, a rede social permite mensagens e respostas até 300 caracteres, com possibilidade de repost, compartilhamento de texto e foto. Em testes efetuados pela Bloomberg, o aplicativo para Android se mostrou um pouco lento para carregar, embora já tenha todas as funcionalidades básicas necessárias para comunicação com um processo de integração muito mais rápido e suave que a também rede descentralizada Mastodon.

Por ser federada, existe a liberdade de migrar para outro servidor ou interagir com outras instâncias, isso usando um único nome de usuário.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários